O programa de instrução para vigias que atuam na segurança escolar em Chapecó tem como objetivo aprimorar o desempenho desses profissionais nas unidades escolares municipais.
O programa começou na segunda-feira (3) e segue até sexta-feira (7). Esse treinamento é promovido pela Diretoria de Segurança da Secretaria de Segurança Pública do município.
Treinamento e módulos
Coordenado pela Guarda Municipal, por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Técnico, o treinamento inclui módulos sobre primeiros socorros, comunicação e postura no ambiente de trabalho, gerenciamento de crise, defesa pessoal, legislação e atendimento a grupos vulneráveis.
De acordo com o Diretor de Segurança e Ordem Pública, Roger Lima, a iniciativa faz parte de um novo modelo de gestão determinado pelo prefeito João Rodrigues, que prioriza a qualificação e capacitação dos vigias escolares.
“É um novo processo que estamos implementando, pautado na qualificação dos nossos vigias escolares e patrimoniais, que desempenham um papel essencial na proteção dos prédios públicos e, principalmente, das unidades escolares. Além disso, são uma referência de informação para o cidadão chapecoense e precisam estar preparados e qualificados”, destacou Lima.
A expectativa é que, com essa nova metodologia, a segurança nas escolas municipais seja aprimorada, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.