Na astrologia, os signos podem ser classificados de acordo com os quatro elementos: ar, terra, fogo e água. Cada um desses elementos possui características em comum, que influenciam na personalidade e comportamento de cada indivíduo.
Segundo a astróloga Maria Talismã, o excesso ou a falta de um desses elementos no mapa astral pode gerar um desequilíbrio, influenciando diretamente aspectos emocionais e práticos da vida.
Nosso mapa astral é composto por diversos planetas e astros, como Sol, Lua, Vênus, Mercúrio e Marte, que interagem entre si. Por exemplo, uma pessoa pode ter o Sol em Aquário, mas ter a Lua em Câncer, o ascendente em Peixes, Vênus em Peixes e Marte em Escorpião.
Veja as características de fogo e água
Fogo (Áries, Leão e Sagitário)
Pode tornar a pessoa irritada, orgulhosa e impulsiva. Há uma forte necessidade de controle e uma tendência a explosões emocionais quando contrariada. Gera dependência emocional, baixa autoestima, desânimo e preguiça.
Características:
- São intensos, enérgicos e entusiasmados.
- Gostam de desafios e ação, movidos pela paixão e impulsividade.
- Tendem a ser extrovertidos, confiantes e gostam de liderar.
- Podem ser impacientes e temperamentais, mas têm um grande poder de motivação.
Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
Provoca emoções intensas, apego ao passado e insegurança. Há uma tendência a confundir intuição com paranoia e falta de foco nos objetivos. Pode deixar a pessoa mais racional e fria, com dificuldades em criar laços afetivos e problemas de memória e criatividade.
Características:
- São emocionais, intuitivos e sensíveis.
- Valorizam conexões profundas e têm um forte lado sentimental.
- Possuem uma imaginação fértil e uma forte ligação com o inconsciente.
- Podem ser reservados, misteriosos e até um pouco dramáticos quando magoados.
Enquanto o Fogo é espontâneo e impulsivo, o Água é profundo e emocional. Quando juntos, podem criar uma relação de aprendizado ou um choque entre emoção e intensidade.
“Cada pessoa possui uma combinação única de influências astrais. Quando identificamos os excessos e carências, conseguimos trabalhar melhor as áreas que precisam de atenção e desenvolvimento”, conclui a astróloga.