A licença ambiental necessária para o início das obras na Beira-Mar de Barreiros, em São José, na Grande Florianópolis, é assinada nesta quinta-feira (6). Com a permissão, a prefeitura pode lançar a licitação para a construção da avenida.
A LAP (Licença Ambiental Prévia) atesta que o projeto está adequado do vista ambiental e estabelece as diretrizes para as próximas etapas da obra.
Para realizar a obra, o município conseguiu um financiamento de US$ 43,2 milhões (equivalente a R$ 250 milhões) com a Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata). Com o dinheiro, a licitação será lançada em paralelo com o licenciamento.
FOTOS: Como ficará avenida Beira-Mar de Barreiros
Ao longo dos cerca de 3,7 km de extensão, a Beira-Mar de Barreiros terá intervenções na drenagem e a construção de um complexo de lazer e cultura. O projeto prevê a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso à futura via. A avenida começará no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em Barreiros, em São José.
Conforme a prefeitura, a nova Avenida Beira-Mar de Barreiros irá oferecer uma alternativa para o tráfego da região metropolitana. O projeto prevê a construção de uma via com ciclovias, calçadas acessíveis, espaços verdes e iluminação pública, além de medidas de mitigação ambiental para preservar os ecossistemas locais.