![](https://s2-g1.glbimg.com/dX-xPdUKVFZg1dR73-KrPiJq9p4=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/n/GU4gTqQUCQzSsXsqQDag/comissao-avalia.jpg)
Bancas ocorrerão de 10 a 12 de fevereiro de 2025 em Santarém e Oriximiná, e somente dia 12 nos demais campi regionais. Bancas de heteroidentificação funcionarão de 10 a 12 na Ufopa, campus Santarém (imagem ilustrativa)
UFRJ / Divulgação
No período de 10 a 12 deste mês, os aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo Regular (PRS) 2025 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) deverão realizar o procedimento de heteroidentificação, etapa complementar aos candidatos que, no ato da inscrição, optaram por concorrer às vagas reservadas a autodeclarados pretos e pardos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O procedimento é obrigatório e será realizado de forma presencial, conforme as datas, locais e horários estabelecidos no anexo I do edital de convocação, com o objetivo de validar o preenchimento das vagas reservadas às cotas dos grupos G1 e G5. O candidato deverá comparecer munido de documento oficial com foto, para fins de identificação, da autodeclaração étnico-racial e do termo de ciência de captura de imagem, com modelo disponível no site da Ufopa.
Em Santarém, o procedimento será das 9 às 17h30 no Núcleo de Salas de Aula (NSA) da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé. Nos demais campi regionais da Ufopa, o procedimento será realizado apenas no dia 12, com exceção do Campus Oriximiná, que também terá um prazo maior, de 10 a 12 de fevereiro.
Os convocados devem ficar atentos para as datas, horários e locais agendados para a realização do procedimento. A relação de todos os convocados, com seus respectivos agendamentos, encontra-se anexa ao edital.
De acordo com o edital, o procedimento de heteroidentificação será realizado por uma banca criada única e especificamente para esse fim, não sendo emitido nenhum histórico ou registro para utilização posterior, tendo validade apenas para o PSR Ufopa 2025. A banca será composta por três membros, os quais assinarão um termo de confidencialidade referente às informações pessoais dos candidatos a que tiverem acesso durante o procedimento.
A etapa de heteroidentificação é obrigatória para o deferimento da habilitação institucional, e o candidato que tiver sua autodeclaração indeferida ou não comparecer perante a banca para a realização do procedimento será eliminado do processo seletivo. O resultado preliminar do procedimento será publicado no dia 13 de fevereiro na página de habilitação.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região