Pesquisadores japoneses dizem ter determinado quanto tempo devemos aguardar para comer sashimi de atum refrigerado após ter sido feito o descongelamento, segundo reportagem da NHK World Japan.
Segundo a publicação, aminoácidos que realçam os sabores de peixes frescos aumentam durante a refrigeração. O problema é que se o período do alimento refrigerado for prolongado, isso aumenta o risco de decomposição.
O estudo de pesquisadores do instituto Riken e da Universidade de Hiroshima para identificar quando o peixe refrigerado é melhor para comer se baseou na textura e na firmeza do alimento. Para isso, de acordo com a NHK, eles usaram um microscópio especial para visualizar os músculos dos peixes e entender como se degradam durante o armazenamento refrigerado.
Depende de como a pessoa gosta
Ao descongelarem filés de atum e os armazenarem em baixa temperatura, os cientistas descobriram que existem três processos.
1- Houve poucas mudanças nas primeiras 12 horas após o descongelamento;
2- Alguma degradação seguida de estabilização de 24 até 48 horas;
3- Sobraram apenas algumas fibras musculares de 48 a 72 horas após o descongelamento.
O melhor momento para comer peixe descongelado é diferente, a depender do gosto pessoal. Pessoas que preferem uma textura firme devem ingerir atum refrigerado em 12 horas após o descongelamento.
Para o equilíbrio entre maciez na textura e sabor, entre 24 e 48 horas de refrigeração.
Segundo a reportagem, o hábito de comer peixe cru está se difundindo pelo mundo. Mas fora do Japão, existem poucas técnicas para avaliar o frescor do peixe.