![](https://static.ndmais.com.br/2024/07/candidatos-fazem-prova-do-concurso-nacional-unificado.png)
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou, nesta terça-feira (11), a segunda lista de classificados no CNU (Concurso Público Nacional Unificado) para realização dos cursos de formação de cargos de nível superior. Esta etapa do certame é eliminatória e vale para a classificação do candidato e, por isso, a participação no curso de formação de carreiras é decisiva para a continuidade no processo.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/resultados-cnu-1-800x467.jpg)
Resultados do CNU podem ser conferidos na página do candidato – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/ND
Na quinta-feira (6), o MGI anunciou que 170, dos 2.305 classificados no CNU primeira fase, não confirmaram participação no curso de formação e foram eliminadas dos cargos da convocação. Os candidatos, contudo, seguem concorrendo para os cargos apontados como de maior preferência no momento de inscrição.
A não confirmação do interesse nos cursos de formação possibilitou a abertura de 170 vagas que, agora, estão sendo direcionadas aos candidatos que estavam nas listas de espera do certame.
Como acessar a lista de classificados no CNU
Para conferir os resultados do CNU, é necessário acessar a área do candidato na página da Fundação Cesgranrio, organizadora do certame. O login é feito com dados do portal Gov.br. Lá, constam as listas com classificados por cargos, de todos os blocos, assim como as listas de convocação para cada um dos cargos que terão cursos de formação.
O prazo para confirmação de participação nos cursos de formação, desta segunda convocatória, ocorre nos dias 11 e 12 de fevereiro. Os novos convocados deverão fazer a confirmação online, diretamente na Área do Candidato no site do CPNU. Apenas aqueles que responderem “SIM” à convocação terão a vaga garantida.
![Candidatos devem acessar a área do candidato no portal da Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame](https://static.ndmais.com.br/2025/02/area-do-candidato-cesgranrio-800x467.jpg)
Candidatos devem acessar a área do candidato no portal da Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame – Foto: Cesgranrio/ND
Cargos
As aulas dos cursos obrigatórios serão ministradas pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos) e pelas agências reguladoras: Aneel, Antaq e ANS.
A Enap, por exemplo, promoverá o curso de formação de cinco carreiras específicas, em Brasília. Nove cargos possuem chamamentos nesta terceira etapa. São eles:
- EPPGG (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental);
- ACE (Analista de Comércio Exterior);
- ATI (Analista em Tecnologia da Informação);
- ATPS (Analista Técnico de Políticas Sociais);
- AIE (Analista de Infraestrutura);
- AFT (Auditor-Fiscal do Trabalho);
- Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel);
- Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Antaq);
- Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).
Os procedimentos para matrículas e informações gerais sobre os curso de formação, como as cargas horárias e períodos dos cursos, locais das aulas e outros, estão disponíveis no site do CPNU.
No período de matrículas nos cursos de formação, devem ser apresentados os seguintes documentos:
- Cópia digital de documento de identidade ou CNH com CPF e foto legíveis;
- Comprovante de pedido de licença para o curso (no caso de servidores públicos federais);
- Conta corrente própria para recebimento do auxílio financeiro.
![Cursos de formação buscam aprimorar conhecimentos técnicos e específicos dos classificados no CNU](https://static.ndmais.com.br/2024/07/candidatos-fazem-prova-do-concurso-nacional-unificado-800x467.png)
Cursos de formação buscam aprimorar conhecimentos técnicos e específicos dos classificados no CNU – Foto: Freepik/ND
Cursos
Os cursos de formação do chamado Enem dos Concursos têm o objetivo de preparar os classificados no CNU para aplicar conhecimentos técnicos específicos e desenvolver habilidades de diversas áreas e funções no setor público. São as chamadas competências transversais.
Durante os cursos, os participantes serão orientados por valores como ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados para o cidadão. As aulas serão realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso para AFT (auditor-fiscal do trabalho), que terá o formato híbrido.
A carga horária dos cursos varia entre 140 e 580 horas, conforme o cargo de nível superior. Para aprovação no curso de formação, os candidatos deverão frequentar o curso integralmente e serem aprovados nas provas do curso de formação, com média final de pelo menos 70% dos pontos do curso e frequência mínima de 75% das aulas presenciais.
Custos
A logística e as despesas com transporte, alimentação, saúde e estadia durante o curso de formação são de responsabilidade dos próprios classificados no CNU. Durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, com os devidos descontos legais.
Os classificados no CNU que já são servidores públicos federais poderão optar por manter os vencimentos atuais do respectivo cargo, no período de formação, desde que apresentem a documentação comprobatória necessária.
![Convocados do CNU terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo durante o período de formação](https://static.ndmais.com.br/2024/04/prova-do-concurso-unificado-2-800x467.png)
Classificados no CNU terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo durante o período de formação – Foto: Unsplash/ND
Cronograma
Conforme o cronograma do CNU, a divulgação da terceira lista de classificados no CNU, para cursos de formação, ocorrerá em 18 de fevereiro, conforme surgirem vagas decorrentes da não confirmação de participação na segunda convocação, feita neste dia 11 de fevereiro.
No dia 28 de fevereiro, o Ministério da Gestão publicará a lista definitiva de classificação para todos os cargos e a lista definitiva dos convocados para matrícula nos cursos de formação.
*Com informações da Agência Brasil.