![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/bombeiro-praia-de-sc.jpg)
O início de fevereiro apresentou o maior número de mortes por afogamento na temporada de verão em Santa Catarina. Nos dez primeiros dias do mês foram cinco mortes, sendo três em água salgada e duas em água doce. Somente nos dias 1 e 2 de fevereiro foram registrados quatro óbitos. Todos ocorreram em locais sem a presença de guarda-vidas.
![Início de fevereiro tem maior número de mortes por afogamento na temporada de verão em SC Início de fevereiro tem maior número de mortes por afogamento na temporada de verão em Santa Catarina . Na imagem, um agente do Corpo de Bombeiros](https://static.ndmais.com.br/2025/02/bombeiro-praia-de-sc-800x467.jpg)
Santa Catarina registrou cinco mortes por afogamento nos dez primeiros dias de fevereiro – Foto: Divulgação/CBMSC/ND
Somente no último fim de semana, quando houve um aumento significativo de banhistas em praias, rios e cachoeiras no estado, 162 salvamentos foram realizados.
Entre os dias 1º e 10 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros realizou 292 salvamentos por afogamento no período em todo o estado. Por serem dados recentes, os números ainda podem ser atualizados.
Até o momento, os índices se mantêm semelhantes ao mesmo período do ano passado, quando 263 salvamentos foram registrados em Santa Catarina. Em 2024, sete óbitos por afogamento ocorreram entre os dias 1º e 10 de fevereiro.
A alta temporada de verão iniciou no dia 16 de dezembro de 2024. Desde então, o maior número de salvamentos por afogamento foi registrado entre os dias 28 e 29 de dezembro, no “pré-Réveillon”, quando foram realizados 410 salvamentos pelo CBMSC.
![Mortes por afogamento em fevereiro ocorreram em locais sem a presença de guarda-vidas Mortes por afogamento em fevereiro ocorreram em locais sem a presença de guarda-vidas](https://static.ndmais.com.br/2024/01/praia-1-800x533.jpeg)
Mortes por afogamento em fevereiro ocorreram em locais sem a presença de guarda-vidas – Foto: Leo Munhoz/ND
Segundo o CBMSC, a onda de calor que atinge o estado tem gerado um aumento significativo de banhistas em praias, rios e cachoeiras. A situação faz com que sejam registradas mais ocorrências.
Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, as temperaturas ultrapassaram os 30°C e se aproximaram dos 40°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul. O calor levou um grande número de pessoas a buscar ambientes aquáticos para se refrescar.
Conforme alerta feito pelo Corpo de Bombeiros, alguns banhistas ainda optam por áreas afastadas dos postos de guarda-vidas, dificultando o resgate especializado. Com a previsão de mais dias ensolarados e quentes em todo o estado, o CBMSC reforça a importância da prevenção a afogamentos.
Como prevenir mortes por afogamento
- Evite nadar em áreas sinalizadas com bandeira vermelha, pois indicam alto risco de afogamento devido a correntes de retorno;
- Nas praias, fique sempre próximo a um posto guarda-vidas;
- Evite rios, lagos e cachoeiras em áreas de difícil acesso, onde o resgate pode ser demorado. Caso vá para um desses locais, o recomendado é estar acompanhado de amigos ou familiares;
- Em rios, o ideal é tomar banho em locais rasos e sem correnteza. Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade do local e evite nadar depois das refeições;
- Antes de sair de casa, consulte o aplicativo CBMSC Cidadão e dê preferência a praias sinalizadas com bandeira verde, que indicam menor risco de afogamento.