
O suco de laranja é um grande aliado da saúde e do bem-estar por ser uma fonte de antioxidantes, vitamina C e ácido fólico. No entanto, é preciso ter cautela ao combiná-lo com medicamentos.

Os remédios devem ser consumidos com água – Foto: Pixabay/ND
O farmacêutico Guillermo Martin, que produz vídeos informativos para as redes sociais, alerta que a maioria dos medicamentos contém agentes que não reagem bem com as propriedades do suco de laranja e podem causar efeitos colaterais.
Quais remédios não devem ser consumidos com suco de laranja?
Segundo Martin, a grande maioria dos remédios para a gripe, por exemplo, contém pseudoefedrina, um composto usado para aliviar a congestão nasal.

Suco pode reagir mal com medicamentos – Foto: Freepik/ND
Tomá-lo com suco de laranja pode causar crise hipertensiva, ou seja, um aumento repentino e severo da pressão arterial, explica o especialista. Outro ingrediente ativo nos medicamentos contra gripe é o dextrometorfano, usado para combater a tosse causada pelo resfriado comum ou gripe.
Assim como a pseudoefedrina, a combinação com laranja pode aumentar a possibilidade de efeitos colaterais como sonolência ou tontura.
O farmacêutico indica sempre tomar os medicamentos com água, indicada devido ao nível de pH e à baixa probabilidade de interação com medicamentos.