Cidades da região de Ribeirão Preto recolhem toneladas de materiais em ‘Dia D’ contra criadouros da dengue


Mutirão realizado neste sábado (22) em parceria da EPTV com prefeituras teve objetivo de combater mosquito transmissor. Ações de conscientização e limpeza ocorreram em 44 municípios. Mais de 32 toneladas de materiais, encontrados em potenciais criadouros do mosquito da dengue, foram recolhidas neste sábado (22) em algumas das principais cidades da região de Ribeirão Preto (SP) em um mutirão realizado pela EPTV, afiliada da TV Globo, com as prefeituras. Em sua oitava edição, o “Dia D” foi realizado em 44 cidades, com ações de limpeza e de conscientização para os riscos de proliferação do Aedes aegypti.
“A melhor forma de prevenção é não deixar o mosquito nascer, e para isso, devemos eliminar qualquer objeto que possa acumular água e se tornar um criadouro”, afirmou Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Em Barretos (SP), foram recolhidos três caminhões de materiais totalizando 18 toneladas. As equipes visitaram 393 imóveis, dos quais 145 estavam fechados, e eliminaram 53 recipientes com larvas do mosquito.
Em Ribeirão Preto, maior cidade da região, as autoridades visitaram 5,7 mil imóveis nos bairros Ipiranga, Vila Recreio e Vila Albertina, onde identificaram 16 focos de larvas do mosquito e retiraram 7,8 toneladas de materiais como latas, baldes, lonas , caixas d’água, sofás, brinquedos, além de 394 pneus.
“A população colaborou, e isso é fundamental. Sem a participação da comunidade, seria impossível retirar todo esse material”, afirmou Luzia.
Vigilância Ambiental em Saúde se dividiu nas ruas no ‘Dia D’ contra a dengue em Ribeirão Preto, SP
Foto: Reprodução/EPTV
Em Franca, agentes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente realizaram um trabalho em bairros da zona leste, onde recolheram 800 quilos de materiais neste sábado. Desde o início do ano, a Prefeitura afirma já ter coletado, com a mesma ação em outras regiões da cidade, mais de 30 toneladas de entulho.
Em Jaboticabal, o mutirão em dois bairros resultou na coleta de 5,6 toneladas de materiais sem utilidade e um caminhão cheio de pneus, além da nebulização contra o mosquito, como medida de prevenção.
Secretarias de Saúde e Meio Ambiente realizaram ‘Arrastão da Dengue’ na campanha do ‘Dia D’ em Barretos, SP
Foto: Reprodução/EPTV
Aumento dos casos
Segundo balanço feito pelo g1 junto às prefeituras, dez maiores cidades da região, já foram registrados 9.571 casos confirmados de dengue e sete mortes até a última semana de fevereiro.
Em Ribeirão Preto, a maior cidade da região, há 2.674 casos, duas mortes confirmadas e três sob investigação. Enquanto Franca tem 500 pessoas infectadas e um óbito suspeito.
Já Sertãozinho, é a cidade que mais preocupa, com 3.622 casos positivos e cinco mortes confirmadas, além de outras cinco mortes em investigação. Há um mês, o município contabilizava 631 infecções, mas já liderava o ranking regional.
Larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.