
Segundo levantamento da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), foram 189 apreensões em unidades do centro-oeste paulista em 2024. Produtos apreendidos nas penitenciárias do centro-oeste paulista
SAP/Divulgação
Um levantamento feito pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a pedido do g1, identificou que as prisões da região de Bauru (SP) registraram 189 apreensões de objetos ilícitos em 2024.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Entre os itens apreendidos estão alguns inusitados, como números de telefones, dados de contas bancárias, cartão de crédito, pinça de sobrancelha, cílios postiços, piercing, ímãs, fios de solda e cobre, massa epóxi, colher de metal, rádios comunicadores, moedas e cédulas de dinheiro, e roupas com anotações que seriam entregues aos presos.
De acordo com a SAP, a maioria desses objetos pode ser útil dentro de uma unidade prisional. A massa epóxi, por exemplo, pode ser utilizada para artesanato, camuflar buracos em paredes perfurados pelos presos para servir de esconderijo de celulares e outros ilícitos, e produzir cabos de armas brancas.
LEIA TAMBÉM:
Drogas, celulares e eletrônicos: centenas de itens são apreendidos com detentos após saída temporária
Já os objetos metálicos, fios de cobre e solda podem ser usados como armas, na construção de artefatos elétricos, reparo de celulares ou como extensão elétrica. Mais comuns, no entanto, são as apreensões de alimentos inadequados ou que possibilitam que seja camuflado algum objeto ilícito.
Dados
Nas unidades prisionais geridas pela Polícia Penal e vinculadas à SAP na região de Bauru, ocorreram 191 apreensões de ilícitos em 2023, envolvendo 176 visitantes que tentavam entrar nos locais com objetos proibidos durante os dias de visita, aos fins de semana.
Entre os itens apreendidos, destacam-se 158 porções de drogas, incluindo maconha, cocaína e K4, além de quatro embalagens de estimulantes sexuais, três celulares e um chip telefônico.
Em 2024, ocorreram nos presídios da região 189 apreensões de objetos ilícitos, envolvendo 174 visitantes. Entre os itens apreendidos, estavam 131 pacotes de drogas e quatro celulares.
Em 2024, foram 189 produtos, como drogas e outros ilícitos, apreendidos nas penitenciárias da região de Bauru
SAP/Divulgação
Estimulantes sexuais apreendidos com visitante de penitenciária no interior de SP
SAP/Divulgação
Droga 4K apreendida durante vistoria nas penitenciárias no interior de SP
SAP/Divulgação
Produtos apreendidos nas penitenciárias durante fiscalizações de visitas
SAP/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região