
Cuidar da saúde dos pets é uma das prioridades dos tutores. Porém, segundo especialistas, algumas raças de cachorro possuem maior predisposição genética para doenças.

Algumas raças podem ser mais propensas para doenças- Foto: Divulgação/Freepik/ND
Quais as raças de cachorro com predisposição para doenças
Um animal de estimação precisa consultar um veterinário para garantir a saúde e bem estar do pet.
Porém, algumas raças podem ser mais propensas para doenças devido a formação genética, segundo a Associação Americana de Medicina Veterinária.
Na maioria das vezes, esses problemas foram causados pela incompatibilidade anatômica de mistura de raças. De acordo com o biólogo Kaio Ebert, algumas raças possuem problemas genéticos específicos.
Pug
Devido à mistura de raças, os pugs possuem uma herança genética um tanto peculiar: seu focinho achatado.
Por causa dessa formação anatômica do focinho, cachorros dessa raça costumam sofrer com problemas respiratórios. Em muitos casos, é necessário operar com uma rinoplastia canina.
A anatomia dos pugs também os deixa propensos à obesidade, quando excesso de gordura corporal. Dietas e exercícios podem ser feitos para tratar a condição.
Golden retriever
Cães da raça golden retriever são geralmente saudáveis, mas também podem sofrer com problemas de saúde hereditários, principalmente a displasia coxofemoral.
A doença afeta a articulação do quadril, fazendo com que os ossos não tenham o encaixe correto.
O tratamento da displasia coxofemoral em goldens inclui cirurgia reparadora na região. Após a operação, também são recomendadas a práticas de fisioterapia, suporte analgésico e exercícios.
Buldogue francês
Além dos pugs, os buldogues também possuem maior predisposição genética para obesidade. Por isso, caso o animal não receba uma dieta adequada e não pratique exercícios diariamente, é provável que venha a desenvolver a condição.
Boxer
Para os cães da raça boxer, a neoplasia é um dos principais problemas de saúde na velhice. A doença acontece quando ocorre a multiplicação anormal de algumas células, gerando uma massa excessiva de um tecido.
A causa da neoplasia em boxers é o cruzamento entre raças. Neoplasias podem ser tratadas, principalmente se o diagnóstico for precoce. Cada tipo de neoplasia precisa de um tipo de cuidado diferente, podendo incluir cirurgias e quimioterapia.
Dachshund
Dachshunds podem desenvolver hérnia de disco. Com um corpo alongado e pernas curtas, o animal pode sofrer com problemas de coluna.
Apesar de não ter cura, a hérnia de disco canina possui alguns tratamentos, como repouso e o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Rottweiler
Os rottweiler são uma das raças de cachorro com tendência de problemas cardíacos, como a ESA (estenose aórtica subvalvar).
É uma condição em que a válvula da aorta se estreita podendo causar outros problemas de saúde. O tratamento da doença inclui, na maioria dos casos, o implante de uma nova válvula aórtica ou substituição da válvula obstruída.
Poodle
Poodles podem sofrer com problemas ortopédicos, como a luxação de patela. A condição afeta principalmente o deslocamento do animal. Isso porque a patela, um pequeno osso na frente do joelho, desliza para fora de sua posição normal.
Para tratar a luxação, são necessárias algumas sessões de fisioterapia, controle do peso e, em alguns casos, medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação na região.
Consulte um veterinário
Apesar de muitas das doenças serem identificadas pelos sintomas, é preciso realizar uma avaliação com um médico especializado.
Apenas profissionais podem dar o real diagnóstico do pet e o tratamento ideal para cada condição.