
Salvamento ocorreu na Praia das Pitangueiras em Guarujá, SP. Vídeo mostra resgate de banhista em praia do litoral de São Paulo
Um pai e filha, de 35 e 19 anos, ambos colombianos, foram resgatados no mar após serem arrastados por uma corrente de retorno em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um vídeo mostra o helicóptero Águia da Polícia Militar (PM) lançando um puçá com guarda-vidas da aeronave para salvar o homem. A filha dele já havia sido retirada da água por um outro socorrista temporário.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ao g1, a capitão da PM Natália Giovanini explicou que os resgates aconteceram na Praia das Pitangueiras. Por volta das 15h de domingo (23), uma equipe do helicóptero Águia realizava patrulhamento aéreo quando avistou um guarda-vidas temporário e dois banhistas no mar, em uma situação de risco.
A jovem foi retirada pelo próprio agente, mas o pai dela demandou o uso do puçá, cesto utilizado para resgates. “[Para resgatar] a segunda vítima a gente lançou os guarda-vidas da aeronave”, explicou a capitão.
Imagens mostram banhista colombiano sendo socorrido do mar de Guarujá (SP)
PMESP/Divulgação
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), pai e filha foram deixados em local seguro, sem grau de afogamento, e liberados ainda na praia.
Menino de 12 anos é salvo
Um adolescente de 12 anos também foi resgatado em situação de afogamento na Praia do Pernambuco, em Guarujá, na tarde do último sábado (15).
Águia resgata adolescente de 12 anos em situação de afogamento no litoral de SP
Segundo o GBMar, o menor, que é morador de Guarulhos (SP), foi resgatado pelos guarda-vidas, que o carregaram no colo até uma pedra. Lá, aguardaram o apoio do helicóptero Águia da PM.
Enquanto aguardavam o helicóptero, os guarda-vidas tiveram que voltar ao mar com o garoto, devido às grandes ondas. Quando a tripulação do Águia tentou o resgate, as condições do mar impediram o uso do cesto, tornando a operação de alto risco.
De acordo com os bombeiros, os guarda-vidas continuaram a ser atingidos pelas ondas com o adolescente, mas conseguiram alcançar outra parte costeira, onde o menino foi embarcado no helicóptero e transportada para uma unidade de saúde.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
a