
Cobras, aranhas e outros animais silvestres ilegais foram apreendidos em uma apresentação irregular para crianças no Continente Shopping, em São José, no sábado (22). Segundo o Ibama, o biólogo responsável pelo show já foi autuado “várias vezes” e, no sábado, recebeu multas que somam R$ 24,5 mil.

Segundo o Ibama, em determinado momento crianças invadiram o palco, encostaram em uma jiboia ilegal e tiveram acesso à uma aranha peçonhenta que estava exposta em uma caixa – Foto: Ibama/Divulgação/ND
Rodeado de crianças, o biólogo apresentava aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além de conter partes de animais, como por exemplo, uma pele de Sucuri Amazônica. Conforme o Ibama, as crianças tocavam em uma jiboia (Boa constrictor sp.) e tinham acesso fácil à uma aranha peçonhenta guardada em uma caixa.
No entanto, o órgão ambiental informou que os animais nacionais não tinham documentação de origem e os exóticos, que não são brasileiros, vieram ilegalmente de outros países.
Biólogo é multado e shopping é notificado após apresentação com cobras
Fiscais do Ibama ressaltaram que o evento estava desorganizado e que as crianças avançaram sobre o palco onde estavam todos as cobras e outros animais em determinado momento da apresentação.
O biólogo responsável pelo show já é conhecido do Ibama e foi alvo de várias autuações, informou o órgão. No sábado (22), ele recebeu três multas que, juntas, somam R$ 24,5 mil. Os animais e materiais utilizados por ele também foram apreendidos. Ele irá responder por crime ambiental com agravante de reincidência.
Notificado, o Continente Shopping informou que assinou um Termo de Conduta e Compromisso em se comprometeu a enviar nesta segunda-feira (24) todas as informações solicitadas.
O biólogo foi procurado para falar sobre o ocorrido, mas não retornou até a publicação da matéria.
De acordo com o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), os animais silvestres foram levados ao Cetas (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres), no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. No local, eles passarão por triagem e depois serão destinados para “empreendimentos que possuam autorização para uso e manejo de fauna silvestre.”