![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/banana-madura-bafometro-alcool-1.jpg)
A banana é uma fruta que continua amadurecendo após ser colhida do pé, por isso, você pode ter a impressão que elas estragam rápido demais. Ao contrário do que o senso comum pode sugerir, guardá-las na geladeira não vai conservá-las por mais tempo, nem as deixar na fruteira.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/banana-madura-bafometro-alcool-1-800x513.jpg)
Quando em contato com outras frutas, elas podem estragar mais rápido – Foto: Freepik/ND
O jeito certo de guardar suas bananas
O melhor jeito de conservar suas frutas é pendurá-las, assim como ficariam se ainda estivesse em um pé de bananeira. Isso porque longe da superfície, elas ficam em constante ventilação, o que ajuda a reduzir a concentração de etileno, um gás que acelera o amadurecimento da fruta.
Além disso, ao pendurar as bananas, elas não entram em contato com outras frutas, o que também pode retardar o amadurecimento.
Se não conseguir pendurá-las, deixar as bananas isoladas de outas frutas, em um local ventilado e em temperatura ambiente, também vai ajudar a conservá-las.
Elas não devem ser armazenadas na geladeira, pois assim, podem perder suas características. A banana é uma fruta tropical, que cresce no calor. Ou seja, se guardada no frio, poder perder seus nutrientes, textura e sabor.