
A FCF (Federação Catarinense de Futebol) agendou o clássico entre Avaí e Figueirense, válido pelas quartas de final do Campeonato Catarinense, para às 16h30 do sábado (1º) de Carnaval.

Briga teria ocorrido antes do gradil de separação ter sido instalado entre as torcidas de Avaí e Figueirense; clássico tem sido marcado por graves ocorrências e o MPSC ainda apura reflexos do último encontro; jogo no sábado de Carnaval não faz sentido – Foto: PMSC/ND
O problema é que no mesmo sábado está agendado o tradicionalíssimo Bloco dos Sujos, que costumeiramente reúne cerca de 100 mil pessoas na região central da cidade.
Ainda no sábado, é importante lembrar, há o segundo dia de desfiles na Passarela Nego Quirido.
O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), por meio da 29ª Promotoria de Justiça, já manifestou seu entendimento pela transferência da data, devido às ocorrências registradas no último clássico, onde foram assinalados nove Termos Circunstanciados.
A escolha de data e horário para o jogo é, no mínimo, controversa, principalmente se tomada “só” pelo desejo da emissora detentora dos direitos de transmissão do campeonato.
Isso tudo sem contar os desafios do trânsito que terá que aliar os eventos no Centro da cidade, em demais pontos da Ilha.
Uma lambança anunciada e irresponsável.
Alteração da data
Já há um movimento nascido na Prefeitura de Florianópolis, por meio do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Katumi, para, junto ao Governo de Santa Catarina, solicitar a alteração da data.
A PMSC, ao ser consultada, se limitou a assegurar “independente do dia” a presença do efetivo “de acordo com o tamanho do evento”.