![](https://s2-g1.glbimg.com/pvhG02FFsaqkO2l-u2aDU-NU6Jw=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/u/r/hZn3m5Rx63QMJjBKHbig/whatsapp-image-2024-08-15-at-12.25.09-1-.jpeg)
Ao todo, 11 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão são cumpridos nesta quinta. A Polícia Civil de Campinas (SP) cumpre na manhã desta quinta-feira (26) 11 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em um esquema que usava uma central telefônica clandestina para dar golpes em vítimas de todo o país.
O trabalho é continuação de uma outra operação realizada em 15 de agosto, quando a central usada pelos golpistas foi fechada na região central da cidade. Os mandados são cumpridos na metrópole, em São Paulo (SP) e Hortolândia (SP).
Pela manhã, os agentes prenderam seis pessoas – parte delas já havia sido presa no mês passado, mas teve a liberdade provisória concedida. Também foram apreendidos ao menos R$ 20 mil, além de cheques, cartões de crédito, celulares e cadernos com anotações sobre como o esquema funcionava.
Relembre o caso
Polícia Civil ‘estoura’ central telefônica clandestina no Centro de Campinas
Polícia Civil/Divulgação
Em agosto, a Polícia Civil prendeu três homens e quatro mulheres após dois meses de investigação. Dois dos presos tentaram fugir, mas acabaram sendo detidos. As investigações apontaram que a central funcionava em uma casa e que a maioria das vítimas eram dentistas e médicos.
Eles eram enganados com ofertas de como empréstimo consignado, promessa de valores para acesso a instituições de saúde, fraudes para limpar nome de profissionais inadimplentes e até doações para pessoas carentes.
Uma das vítimas é do Rio Grande do Sul e, por isso, os trabalhos contam com o apoio da polícia de Canoas (RS), como detalha a delegada Luciane Bertoletti. “A nossa vítima do Rio Grande do Sul perdeu R$ 55 mil, passou para os golpistas, e hoje nós apreendemos uma parte do valor. Nós temos também veículos que aprendemos hoje e nossa intenção é fazer o ressarcimento de algumas vítimas”.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.