
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades intensas para parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste nesta quarta-feira (26). A previsão indica volumes significativos de chuva, ventos fortes e risco de transtornos, como alagamentos e quedas de árvores.
O aviso classificado como de “perigo” prevê precipitação entre 30 e 60 mm/h e rajadas de vento de até 100 km/h. Além disso, há possibilidade de corte de energia elétrica e descargas atmosféricas. Já um segundo alerta, de “perigo potencial”, cobre grande parte do país, com previsão de chuvas mais moderadas, entre 20 e 30 mm/h, e ventos de até 60 km/h.
Enquanto essas regiões enfrentam tempo severo, o litoral do Nordeste e parte do Sudeste devem permanecer estáveis.
Onda de calor no Sul
Além das chuvas fortes, a terceira onda de calor do ano continua a afetar a Região Sul. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sob alerta de temperaturas até 5°C acima da média por dois a três dias consecutivos. O Inmet classificou o fenômeno como “perigo potencial”, o que indica necessidade de cuidados, especialmente com hidratação e exposição ao sol.
Diante do cenário de instabilidade climática, o Inmet orienta a população a acompanhar atualizações meteorológicas e seguir recomendações das autoridades para evitar transtornos causados pelas tempestades e pelo calor intenso.