
De acordo com a montadora alemã, o novo carro será revelado no domingo (2). Essa será a primeira aparição pública do modelo. Ainda não há previsão para o lançamento. Veja o que se sabe sobre a produção do Volkswagen Tera, novo SUV que será produzido em Taubaté, SP
Reprodução
O Volkswagen Tera – novo SUV da montadora alemã – será oficialmente revelado no próximo domingo (2), durante o carnaval do Rio de Janeiro, na Sapucaí. Segundo a Volks, essa será a primeira aparição pública do modelo.
O novo Volkswagen Tera – modelo SUV da montadora alemã – será revelado para o público no próximo domingo (2), durante o carnaval no Rio de Janeiro, na Sapucaí. A informação foi confirmada ao g1 pela Volks.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O modelo foi 100% desenvolvido no Brasil e será produzido na fábrica da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo. Ainda não há previsão de qual o mês de lançamento do novo carro nas concessionárias, mas, segundo a empresa, vai acontecer neste ano.
“O próximo lançamento, ainda neste ano, é um produto bastante aguardado no mercado: o Volkswagen Tera, que inclusive vai ser produzido na nossa planta de Taubaté, onde hoje é produzido o Polo também. A região vai ganhar bastante com o novo produto e a Volkswagen continua investindo nessa planta”, afirmou o gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen na América do Sul, Max Frik.
Também não há confirmação do preço que o Tera será vendido, mas a tendência é que ele seja mais barato que os outros SUVs da Volkswagen, como o T-Cross, carro mais vendido da categoria no Brasil em 2024, com 83.990 unidades, e que custa a partir de R$ 150 mil.
A ideia da montadora alemã é que o Tera seja o SUV mais barato da empresa – por conta disso, o novo modelo tem sido apelidado de Gol dos SUVs, em alusão ao Gol, modelo que chegou a ser o carro mais vendido no país por 27 anos.
“Ele vem como um carro de entrada na linha do SUV, é a primeira linha, o SUV mais compacto que tem. E é o primeiro carro da Volks no Brasil nesse segmento. Vem para competir de igual para igual com todos os carros do mercado, com um arrojado, diferente do que a gente está acostumado a ver, então o público poderá vê-lo no dia 2 de março, na Sapucaí”, disse Claudio Baptista, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.
Volkswagen anuncia nome do novo SUV desenvolvido 100% no Brasil
Por conta do preço baixo, a expectativa é que o Tera passe a ser o líder de vendas entre os SUVs no Brasil.
“Por ele ser um carro de entrada, a expectativa de venda é altíssima. A gente trabalha para que ele seja o líder de venda no segmento”, completou.
🚗 O que é um SUV? Na tradução livre, a sigla de origem inglesa (Sport Utility Vehicle) significa Veículo Utilitário Esportivo, um modelo considerado versátil que nasceu com o objetivo de oferecer um espaço confortável aos passageiros e capacidade de passar por terrenos mais acidentados.
O segmento dos SUVs é dominante no Brasil, com 48,22 % de todos os carros zero km vendidos em 2024. Esse número só vem crescendo ao longo dos anos e é 2,76% maior que o de 2023.
VW Tera foi o nome escolhido pela Volskwagen para o novo SUV que será fabricado em Taubaté, SP
Divulgação/Volkswagen
Produção
Apesar do Tera estar próximo a ser revelado, ele ainda não é produzido em série. A previsão é que a produção em grande escala comece em março.
“A gente já vem produzindo carros desde o ano passado, com todas as etapas de produção do veículo, até começar a produção em grande escala, que deve iniciar a partir de março”, explicou Claudio Baptista.
“É um carro que tem um potencial grande de exportação. Não deverá ser produzido só no Brasil, poderá futuramente ser produzido no continente africano. Essa é a expectativa. Mas é um carro com potencial gigantesco e produzido no Brasil, com tecnologia e designers brasileiros.”
Até o ano passado, o Tera era acessível para poucos funcionários da montadora em Taubaté, para que imagens do modelo não vazassem. O carro era lacrado e só passava por testes no horário de almoço dos trabalhadores.
Fábrica da Volkswagen em Taubaté; planta da Volks em Taubaté
Reprodução/ TV Vanguarda
Linha do tempo do Tera
Em setembro do ano passado, algumas imagens do Tera foram reveladas pela Volkswagen em uma ação no Rock In Rio. Um estande foi colocado à mostra para que o público pudesse ver faróis, lanternas e a silhueta do carro.
Em novembro, o nome do veículo foi anunciado pela empresa. Segundo a montadora, o nome com quatro letras “retoma a tradição de SUVs da marca com a letra ‘T’ e tem nome inspirado na tecnologia”. A Volkswagen tem outros tipos de SUVs que começam com a letra, como, por exemplo, o T-Cross, o Taos e o Tiguan.
Também em novembro de 2024, o novo SUV foi visto com adesivagem camuflada, fazendo testes pelas ruas da região central de Taubaté. Na imagem é possível ver outros dois modelos já revelados pela montadora: o Virtus Exclusive e o Nivus GTS. O carro camuflado é o último a passar pela rua.
O anúncio de que o novo SUV seria produzido em Taubaté foi feito pela Volks em agosto de 2024, durante um evento em São Bernardo do Campo, no qual a montadora informou que vai destinar R$ 13 bilhões em investimentos para suas três unidades no estado de São Paulo – Taubaté, São Bernardo do Campo e São Carlos.
Camuflado, novo SUV da Volkswagen é flagrado circulando pela região central de Taubaté
VW Tera foi o nome escolhido pela Volskwagen para o novo SUV que será fabricado em Taubaté, SP
Divulgação/Volkswagen
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina