SP: Defesa Civil alerta para calor extremo nos próximos dias

Onda de calor atinge diversas regiões do país no CarnavalPedro Henrique de Alcântara Lopes

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para uma intensa onda de calor que deve atingir o estado nos próximos dias, com temperaturas que podem ultrapassar os 37°C em algumas regiões. O órgão recomenda que a população redobre os cuidados para evitar problemas de saúde causados pelo calor excessivo, como desidratação e insolação.

De acordo com a previsão, as cidades de Presidente Prudente e Marília devem registrar as temperaturas mais altas, com máximas chegando a 37°C. Em Bauru, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Sorocaba e Campinas, os termômetros podem atingir até 35°C. No Vale do Ribeira, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Registro, as máximas devem ficar em torno de 34°C.

Já a Região Metropolitana de São Paulo e o Vale do Paraíba terão picos de 33°C, enquanto a Baixada Santista deve registrar até 31°C. No Litoral Norte, os termômetros podem marcar até 32°C, enquanto a Serra da Mantiqueira terá temperaturas mais amenas, com máximas de 27°C.

Para enfrentar o calor intenso, a Defesa Civil orienta a população a aumentar a ingestão de água, evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes, usar protetor solar, chapéu e óculos escuros, além de evitar o consumo excessivo de álcool e cafeína. Atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas entre o final da manhã e o meio da tarde, quando as temperaturas atingem os níveis mais elevados.

Como fica o tempo no Carnaval?

O calor intenso também deve marcar os dias de Carnaval na capital paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o sábado (1º) será de sol forte e baixa umidade, com temperaturas entre 21°C e 33°C. Há previsão de chuva isolada no fim da tarde, mas sem impacto nos desfiles das escolas de samba.

No domingo (2) e na segunda-feira (3), o cenário se repete: tempo ensolarado, máximas em torno dos 33°C e pequena chance de chuva. Já na terça-feira, último dia de folia, a nebulosidade aumenta e a possibilidade de pancadas isoladas entre o fim da tarde e o início da noite cresce, mas as precipitações devem ser passageiras e de baixa intensidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.