
Moradora de 52 anos sofreu AVC e, há mais de um ano, tenta passar por atendimento na agência. Falta de médicos para realizar perícia do INSS é alvo de reclamação e moradores de Sumaré
Siumara Ramos Ferreira, de 52 anos, sofreu um AVC e, há mais de um ano, tenta passar por perícia médica no INSS, em Sumaré (SP). Nesta segunda-feira (10), a família contratou uma ambulância particular para um atendimento programado na agência, mas foi surpreendida pela notícia de que não havia médicos trabalhando no local.
A situação frustrou também o enfermeiro Rafael Carlos Braga Sottrati, contratado para levar a paciente. Diante da falta de atendimento, o profissional gravou um vídeo denunciando a situação (assista acima). “Vim aqui em novembro ou dezembro do ano passado e trouxe um paciente que aconteceu a mesma coisa”, relatou na gravação.
“A família é muito simples, muito humilde, com muito custo para pagar uma ambulância particular porque não é algo barato. Aquilo mexeu muito comigo porque a gente sempre vê essas coisas. Hoje nós temos WhatsApp, nós temos e-mail, redes sociais, não é possível que não tem um sistema dentro do INSS para avisar o cliente ‘olha, não venha'”, disse o enfermeiro em entrevista à EPTV.
Família de paciente tenta perícia médica no INSS de Sumaré (SP) desde novembro
Reprodução/EPTV
‘Estamos passando aperto’, diz mãe
Mãe de Siumara, Maria Lígia da Silva afirma que essa é a quarta vez que a família tenta realizar a perícia na agência. “O tanto de tempo que ela trabalhou, ela tem o direito do benefício. Nós estamos passando aperto”, lamentou.
“Desde novembro que eu estou nessa luta. Cheguei lá e não tinha médico, aí marcaram para hoje, dia 10 de março, que era pra eu estar lá 7h. Liguei para a ambulância daqui, a Central de Ambulâncias, que disse que a central não fornece ambulância para perícia. Paguei a ambulância, vamos lá, vamos resolver para não ter problema, chega lá, simplesmente eles olham e não tem perito, não tem médico”, contou Maria Lígia.
A EPTV questionou o INSS sobre a falta de médicos peritos e sobre os cancelamentos de atendimentos sem aviso, mas não recebeu retorno.
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