Circuito de skate Red Bull Drop In Tour desembarca em Florianópolis neste domingo (29)

Florianópolis recebe neste domingo (29) o evento Red Bull Drop In Tour no Trindade Skatepark, das 14 às 18h. O circuito de skate conta com nomes como Yndiara Asp, Gavin Bottger, Sandro Dias e Jamie Foy.

Com etapas em São Paulo e na capital catarinense, a turnê passa ainda por Buenos Aires, no dia 2 de outubro, e por Santiago, fechando o giro sul-americano, no dia 5.

Circuito de skate Red Bull Drop In Tour desembarca em Florianópolis – Foto: Anthony Acosta / Red Bull Content Pool

O evento promovido pela RedBull, principal patrocinadora reúne grandes nomes do esporte em um dia que promete promover a cultura do esporte  e oferecer demos abertas e gratuitas ao público.

Em Florianópolis, o evento contará com a presença dos seguintes skatistas: Ryan Sheckler, Jamie Foy, Felipe Gustavo, Gustavo Ribeiro, Margie Didal, Torey Pudwill, Lucas Rabelo, Ryan Decenzo, Alex Sorgente, Vincent Matheron, Yndiara Asp, Gavin Bottger, Sandro Dias e Angelo Caro.

Sandro Dias, o ‘Mineirinho’, hexacampeão mundial – Foto: Deborah Evelyn

Conheça abaixo, um pouco mais sobre cada atleta que estará presente na ilha neste domingo:

  • Ryan Sheckler: Americano, 34 anos. Ryan se tornou em 2003, aos 13 anos, o competidor mais jovem até então a ganhar o ouro nos X Games –e repetiu o feito em 2008 e 2010. Possui uma Série na Redbull TV chamada ‘LIFER’, onde compartilha manobras e suas vivências.
  • Jamie Foy: Americano, 28 anos. Deu os primeiros embalos quando tinha apenas 1 ano de vida e mal andava. Aos 4, já participava de competições e subia em pódios. Hoje virou um dos melhores do planeta quando falamos de skate street. O skatista fez história na estreia olímpica do skate, conquistou prêmio de melhor manobra nos X Games em 2021 e no ano seguinte levou o ouro no Tampa Pro.
  • Felipe Gustavo: Brasileiro, 33 anos. Apelidado de Bochecha, é natural de Brasília onde iniciou sua carreira no skate. Construiu maior parte de sua carreira nos Estados Unidos, com o dinheiro da venda de um carro do seu pai. Virou o primeiro brasileiro a ganhar o mais tradicional campeonato de skate street do mundo.
  • Gustavo Ribeiro: Português, 23 anos. Em 2017, ele abriu com tudo as portas do mundo do skate ao se tornar o primeiro português a vencer o Tampa AM, o mais antigo campeonato amador do mundo. Em 2019, Gustavo se classificou pro Campeonato Mundial da SLS e chegou às semifinais, conseguindo o seu primeiro “9 club” (uma nota acima de 9) e uma medalha de bronze. O skatista também venceu o Dew Tour, o Super Crown do Street League em 2022, no Rio, e foi prata no Campeonato Mundial de Skate Street em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
  • Margie Didal: Filipina, 25 anos. Se tornou a primeira filipina a participar dos X Games em 2018. No mesmo ano, ela ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Asiáticos em Jacarta, Indonésia. Pioneira não apenas no skate asiático, mas também na representação das mulheres no skate globalmente, Margie representou seu país no maior palco esportivo de todos, qualificando-se para os Jogos em Tóquio.
  • Torey Pudwill: Americano, 34 anos. Um dos skatistas mais consagrados a participarem do evento. Torey foi nomeado Melhor Skatista de Rua no TransWorld Skateboarding Awards de 2011. Fundador das marcas de lixas Grizzly e de shapes Thank You Skateboards, Torey opera simultaneamente nas duas empresas e ainda divide a outra parte do seu tempo entre sessões de skate e treinos para competições.
  • Lucas Rabelo: Brasileiro, 25 anos. Nascido em Fortaleza Lucas Rabelo começou a andar de skate aos 11 anos, e o talento precoce fez com que ele se tornasse rapidamente um dos skatistas mais importantes do Brasil. Em 2021, Lucas venceu o Red Bull Solus, o STU Open no Rio e o Pan-Americano Júnior.
  • Ryan Decenzo: Canadense, 38 anos. Ryan teve uma ascensão meteórica em sua carreira no skate. Um segundo lugar no Copenhagen Pro nos dias inebriantes de 2012 prepararia o cenário para uma medalha de ouro nos X Games em 2016 e outra participação completa em vídeo para a Darkstar em 2017. Ryan se tornou uma parte essencial não de um, mas de dois dos projetos mais celebrados da Red Bull Skateboarding em 2019, Petrified Park e Wheels On Woods. Em 2023, Ryan levou para casa o bronze nos X Games de 2023 na Califórnia. Esta há mais de uma década no topo do skate street.
  • Alex Sorgente: Italiano, 26 anos. Seu primeiro título como profissional aconteceu em Newcastle, no Australian Bowl Championships em 2013. Também já obteve duas vitórias consecutivas nos X Games em 2016 e 2017. Sorgente estava programado para participar das disputas do park em Tóquio, mas teve uma torção no tornozelo. Nas Olimpíadas de Paris chegou ate a final e terminou na sexta colocação.
  • Vincent Matheron: Francês, 26 anos. Conquistou medalha de prata no Sosh Freestyle Cup 2013. No ano seguinte, ganhou ouro na disputa FISE World Montpellier 2014, no sul da França. Após enfrentar uma lesão, Vincent voltou para as pistas em 2018, levando a vitória na competição Pool of Algorta, em Biarritz. No ano seguinte, venceu o Nanjing International Skateboarding Open e terminou em segundo no French Vans Park Series Pro Tour, bem como no Mystic Sk8 Cup. Vincent participou da estreia do skate nos jogos em Tóquio terminando em 7º lugar, assinando seu retorno oficial às competições. Em Paris, ficou em 12º.
  • Yndiara Asp: Brasileira 26 anos. Inspirada em Letícia Buffoni e Pedro Barros, Yndi teve uma ascensão meteórica no skate park. Em 2016, encarou seu primeiro Vans Park Series, tendo ficado entre as 10 melhores do mundo. Na final, disputada na Suécia, ficou em sexto no ranking mundial. A partir de 2018, Yndiara entra para o time da Vans como a primeira skatista mulher profissional da marca no Brasil. Até por isso, ela guarda com carinho especial sua primeira vitória em um Vans Park Series, obtida em 2019, em São Paulo.
  • Gavin Bottger: Americano, 13 anos. O garoto é um dos maiores símbolos da nova geração do skate street. Seus vídeos publicados nas redes sociais impressionam pela técnica apurada mesmo com a pouca idade. Foi campeão mundial de skate em 2023, em competição disputada na cidade de Roma.
  • Sandro Dias: Brasileiro, 49 anos. Conhecido como ‘Mineirinho’, conhecido por ser uma lenda do esporte, o atleta é hexacampeão mundial. Sandro Dias bateu o recorde mundial de aéreo mais alto no halfpipe, com 4,20m acima da altura da rampa. Ele também foi o terceiro skatista no mundo a conseguir executar a manobra 900° – dois giros e meio no ar – além de ser o primeiro a voltá-la durante sua linha em uma competição.
  • Angelo Caro: Peruano, 25 anos. Em sua primeira vez fora da América do Sul, ele se tornou o participante do Peru na final do Red Bull Skate Arcade 2015 em Lisboa, Portugal, onde foi vice-campeão. É um dos pioneiros do esporte no país. Foi destaque nas Olimpíadas de Tóquio 2020, onde terminou em 5º lugar. Não conseguiu a classificação para as Olimpíadas de Paris neste ano, pois não alcançou o ranking nas eliminatórias.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.