
A cidade de São Paulo poderá ter toda a chuva esperada para abril entre esta quinta (3) e sexta-feira (4). Segundo a Climatempo, os acumulados devem somar 90 milímetros, mais que a média histórica calculada para o mês, de 87mm.
O alerta não se limita à capital: todo o estado tem previsão de chuva acima da média para os próximos dois dias. As pancadas devem ser ainda mais intensas na região litorânea – em Ubatuba, por exemplo, pode chover até 350mm.
Além do litoral, o Vale do Paraíba, a Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e as regiões de Sorocaba, Campinas e Itapeva também devem ser mais afetadas pelas precipitações.
As fortes pancadas de chuva serão impulsionadas pela passagem de uma frente fria, que também vai derrubar as temperaturas em todo o estado até o próximo sábado (5). Na capital, por exemplo, a expectativa é que as mínimas fiquem em torno dos 15 °C no fim de semana.
Defesa Civil cria comitê de emergência
A Defesa Civil do estado emitiu um alerta para risco de alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos, sobretudo em áreas vulneráveis. Além disso, o órgão comunicou a criação de comitê de emergência para monitorar a situação e coordenar ações preventivas.
A população deve se manter atenta às recomendações de segurança para evitar transtornos, conforme afirmou a Defesa Civil em comunicado que o Portal iG teve acesso. Algumas das recomendações são:
- Evitar áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos;
- Manter-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas;
- Redobrar a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias;
- Anotar os contatos: Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).