
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é vacinar cerca de 90 mil pessoas durante a campanha. Para ser imunizado, basta procurar as unidades de saúde ou o vacimóvel. Vacinação contra a gripe
José Fernando Ogura/SECOM
A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada em Divinópolis, e começou na quinta-feira (4). A decisão segue orientação do Ministério da Saúde para ampliar a proteção antes do período de maior circulação do vírus, no fim de abril.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a expectativa é vacinar cerca de 90 mil pessoas durante a campanha. Neste primeiro momento, apenas os grupos prioritários poderão receber a dose. Estão incluídos:
Idosos com 60 anos ou mais;
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Gestantes;
Puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias);
Profissionais de saúde.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Para se vacinar, basta procurar uma Unidade de Saúde, das 8h às 16h, ou uma unidade do programa Saúde na Hora, das 18h às 21h.
O vacimóvel também estará em funcionamento. É recomendado levar o cartão de vacinação, mas a dose pode ser aplicada mesmo sem ele, pois a equipe poderá consultar os dados pelo CPF.
A vacina utilizada é a trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com o Ministério da Saúde, ela previne de 60% a 70% dos casos graves e mortes por gripe.
A Prefeitura reforçou que a vacinação nesta fase inicial é fundamental para reduzir complicações da gripe, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.
LEIA TAMBÉM: Sete estados e Distrito Federal antecipam início da campanha de vacinação contra a gripe
Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas