![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/foto-das-chaves-de-casa.png)
Uma nova tendência nas redes sociais está gerando preocupação em termos de segurança. Compartilhar fotos das chaves de casa, após alugar ou comprar um novo imóvel, pode colocar em risco a segurança da residência e de seus moradores.
![Casal mostrando chave de casa nova Casal mostrando chave de casa nova](https://static.ndmais.com.br/2024/09/foto-das-chaves-de-casa-800x420.png)
Se você costuma postar foto das chaves de casa, tome cuidado, pois pode ser perigoso – Foto: Canva/Divulgação/ND
Quem fez esse alerta foi a criminóloga María Aperador, que ganhou popularidade no TikTok, que possui mais de 20.000 seguidores, divulgando temas relacionados à segurança.
Segundo Aperador, muitas pessoas, especialmente jovens casais ou grupos de amigos que começam uma nova fase morando juntos, compartilham imagens nas redes sociais mostrando as chaves do novo imóvel, muitas vezes com um cômodo ao fundo.
Publicar foto das chaves de casa parece inofensivo
Esse gesto, que aparentemente parece inofensivo, poderia permitir que criminosos utilizassem técnicas baseadas em cálculos numéricos para duplicar as chaves a partir de uma simples foto.
![Imagem de chave na mão de uma pessoa Imagem de chave na mão de uma pessoa](https://static.ndmais.com.br/2024/09/foto-das-chaves-de-casa-1-800x420.png)
A criminóloga destaca o perigo dessas publicações, já que pessoas com o conhecimento adequado poderiam encontrar formas de copiar o objeto apenas com a foto das chaves de casa – Foto: Canva/Divulgação/ND
Assim, a criminóloga destaca o perigo dessas publicações, já que pessoas com o conhecimento adequado poderiam não apenas duplicar as chaves, mas também, usando outras ferramentas de busca na internet, identificar a localização da nova residência.
![Imagem de chave na fechadura Imagem de chave na fechadura](https://static.ndmais.com.br/2024/09/foto-das-chaves-de-casa-2-800x420.png)
Publicar foto das chaves de casa podem ter consequências graves – Foto: Canva/Divulgação/ND
Aperador insiste que esse comportamento pode ter consequências graves e desaconselha totalmente essa prática para proteger a segurança do lar e de seus ocupantes.
Esse alerta, que se tornou viral nas redes sociais, despertou a preocupação entre muitos usuários, gerando uma reflexão sobre as informações que compartilhamos online e como elas podem ser usadas de maneira mal-intencionada.