O jovem Leonardo Krieger do Nascimento, natural de Rio de Sul e atualmente com 15 anos vem impressionando no karatê pelas conquistas de sua carreira. Pentacampeão catarinense, campeão nacional, campeão sul-americano e medalha de prata e bronze no pan-americano, o atleta agora foca na disputa do mundial na Itália.
Em entrevista para o Grupo ND, ao lado da família, ‘Leozinho’ falou sobre a paixão pelo esporte, conquistas e projeções para o futuro.
Atleta de karatê desde os quatro anos, Leonardo revela que a paixão pelo esporte começou desde muito cedo e contou com o incentivo dos pais mesmo com ‘Leozinho’ muito criança ainda.
“Meu sensei é muito amigo dos meus pais e desde muito cedo ele viu um potencial em mim. Normalmente ele pega atletas a partir dos seis anos e ele me fez o o convite quando eu tinha quatro anos e desde que comecei a treinar não parei mais. Foi amor à primeira vista”, revela o atleta.
Além da competitividade esportiva, o karatê busca ensinar em sua essência valores como disciplina, foco e determinação. Para o jovem de 15 anos, o sucesso é fruto de muito trabalho e dedicação.
“Atualmente eu treino oito vezes por semana. Eu vejo que sou uma pessoa muito disciplinada, meu sensei preza muito por isso, de conciliar os estudos com a prática do esporte. É uma rotina puxada, mas consigo me virar bem, tenho boas notas e os resultados esportivos vem acontecendo também”, completa Leonardo.
É com essa determinação e empenho, que Leonardo agora foca na disputa do mundial na categoria cadete – 52kg. Nesta quinta-feira, o jovem embarca rumo à Itália para competir com atletas do mundo todo representando o Brasil.
“A ansiedade sempre vem, sempre está presente, mas eu me preparo muito para esses momentos. Eu sempre costumo dizer que não fui eu que escolhi o karatê, foi o karatê que me escolheu. É um trabalho muito disciplinar com o apoio da minha família, equipe e psicólogos se Deus quiser trarei mais uma medalha para o Brasil no mundial”, relata o atleta.
Orgulho da família
Para a mãe de Leonardo, Josiane Krieger, o filho se tornou um exemplo para toda família por sua dedicação e determinação no dia-a-dia.
“Ele é um exemplo para nós dentro de casa pela dedicação e o comprometimento em tudo que ele faz. A dedicação dele é admirável, desde os treinos, a alimentação, ele sempre foi muito disciplinado e vem colhendo os frutos”, relata a mãe de ‘Leozinho’.
Fã número 1 do atleta e companheira leal em suas viagens, a mãe ainda relata que o sentimento de ver seu filho conquistando diversos feitos no esporte é emocionante.
“Um coisa que eu sempre costumo dizer é que meu coração é muito bom, porque se não fosse ele não aguentaria tantas emoções. É um grande orgulho para mime star ali de suporte para ele do lado de fora do tatame e ele sabe que independente do resultado eu estou ali com ele”, completou Josiane.
Já a irmã de Leonardo, Emily Krieger relata que desde que o irmão era bebê já o acompanhava e via potencial, relatando um fato curioso na carreira do atleta.
“O Léo desde pequeno sempre foi muito dedicado. Tenho uma lembrança dele de quando era pequenininho, que ele começou a treinar muito novinho, ele chupava bico ainda e ele ia com o bico pro treino, claro, não podia entrar no tatame com a chupeta, aí ele saía rapidinho do treino, ia la chupava o bico e voltava pra lutar”, relata Emily.
Mundial na Itália
Como o investimento no esporte ainda não é o ideal, a família de Leonardo iniciou uma arrecadação de contribuições para auxiliar no pagamento das despesas para o campeonato.
“A meta era de R$ 30 mil, ainda não atingimos tudo, mas é uma luta. Estamos arrecadando através de pix, até uma vaquinha eletrônica a gente fez pra conquistar esse valor. Um dos nossos maiores sonhos é que a família estivesse toda lá, mas sabemos que é um custo muito elevado. Neste momento apenas eu vou acompanhando o Leozinho nas competições”, relatou Josiane, mãe do atleta.
Para quem deseja contribuir com a arrecadação em prol da viagem do atleta pode fazer clicando aqui.
De malas prontas para a Itália, Leonardo disputará o mundial de karatê representando o Brasil na cidade de Veneza e embarca rumo ao velho continente nesta quinta-feira (3).