O jornalista e locutor Cid Moreira, que faleceu nesta quinta-feira (3) aos 97 anos, já havia revelado anteriormente que era adepto da dieta lactovegetariano e atribuía sua longevidade a ela. O estilo de vida é uma vertente do vegetarianismo na qual a pessoa não come carne ou ovos, mas consome derivados do leite.
A nutricionista Suellen Rodrigues explica que pessoas vegetarianas não consomem carnes, mas em alguns casos podem consumir outros produtos de origem animal, como os lactovegetarianos.
A especialista alerta que adeptos da dieta devem procurar outros alimentos que substituam os nutrientes daqueles que deixaram de comer, para evitar carência.
Segundo Suellen, os alimentos de origem animal são as principais fontes de proteína, ferro, cálcio, zinco e as únicas fontes naturais de vitamina B12.
“Aos que estão pretendendo tornar vegetarianos a preocupação inicial é o consumo necessário de proteínas, mas se a pessoa supre sua necessidade calórica com alimentos baseados em cereais e leguminosas, a cota proteica com os aminoácidos essenciais (aqueles que não conseguimos produzir e devem ser obtidos pela alimentação), é atingida automaticamente”, ressaltou.
De qualquer forma, é recomendado procurar um nutricionista para fazer a correta substituição dos alimentos e se há necessidade de suplementação de nutrientes.
Cid Moreira era lactovegetariano desde os 30 anos
Em entrevista para a Folha de 2023, realizada para celebrar o aniversário de 96 anos de Cid Moreira, ele comentou sobre a decisão e disse que era uma questão de “convicção”.
“Sou cristão e lactovegetariano, ou seja, como algumas coisas lácteas, mas não consumo carne desde os meus 30 anos por questão de convicção. Não sinto falta de jeito nenhum. Meu coração está sempre bom, de três em três meses faço exames. Meus índices de sangue estão ótimos”, disse, na época.
Em 2019, ele também detalhou no programa “Lady Night” como era sua alimentação. “De manhã, eu só como frutas e no almoço, muitos legumes e arroz integral é indispensável”.
Ele morreu nesta quinta-feira (3), quatro dias depois de seu aniversário de 97 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.