Quanto de material devo comprar para a minha construção? Essa é uma pergunta que muitas pessoas que estão passando por esse período fazem. Pensando nisso, o arquiteto do canal Planarq Campos, Ralph Dias, mostra cálculos para evitar prejuízos na obra! Veja abaixo:
Nesta explicação, o arquiteto foca em dois custos: o cálculo de argamassa por metro quadrado e o cálculo de tintas para a pintura de paredes.
Segundo Ralph Dias, para esses dois cálculos, é necessário saber a área do ambiente e, também, o perímetro, que é a soma de todos os lados do cômodo. Para ajudar nas contas, ele trabalha com dados pré-estabelecidos. Veja:
Ambiente
- Cômodo com 3 metros x 4 metros;
- Com uma porta de 0,80 cm x 2,10 metros;
- Com uma janela de 1 metro x 1,10 metro;
- Perímetro total: 12 metros quadrados.
Argamassa: cálculos para evitar prejuízos na obra
De acordo com o profissional, existe um cálculo para argamassa já reconhecido: 5 kg do material para cerca de 1 m², ou seja, um saco de 20 kg dividido por 5, logo, faria 4 m².
O arquiteto alerta que podem existem variações que inviabilizam a fórmula acima, como um piso externo, que gasta mais argamassa.
Conforme a norma, apresentada pelo profissional, qualquer peça acima de 30 cm x 30 cm precisa fazer uma colagem dupla, ou seja, a argamassa também é aplicada no verso da peça, o que aumenta o consumo do material.
Com isso, o consumo médio na colagem simples é de 4 kg de argamassa por metro quadrado de área, enquanto na colagem dupla é de 7 a 8 kg.
No caso do cômodo de 4 metros x 3 metros, que é o exemplo, existe uma área total de 12 m². Portanto, na colagem simples, são 4 kg de consumo médio, o que totalizada 48 kg. Já colagem dupla, são 8 kg, com isso, 96 kg.
Os sacos de argamassa, normalmente, possuem 20kg. Portanto, basta dividir esses valores por 20. Na colagem simples, são 48/20, o que representa 2,4 sacos, arredondando, 3 sacos de argamassa.
Já na colagem dupla temos 96/20, o que representa 4,8 sacos, arredondando, 5 sacos. O arquiteto recomenda que seja adicionada uma margem de segurança, uma vez que existem desperdícios.
Então, no caso da colagem simples, três sacos de argamassa + 10%, que vai dar 3,3 sacos. Ele recomenda que sejam comprados quatro sacos. Na colagem dupla, são 5 sacos + 10%, que vai dar 5. Ele recomenda que sejam comprados seis sacos.
Tinta: cálculos para evitar prejuízos na obra
Para o arquiteto, esse cálculo é mais simples. Também é necessário ter a área de todas as paredes e descontar o espaço dos vãos, das portas e das janelas. Para isso, basta somar os perímetros do ambiente e multiplicar pela altura.
Diante desses números, por exemplo, 4 metros x 3 metros (pé direito), a área é de 42 m², sem as áreas dos vãos, das portas e das janelas, são 39,22 m². Depois, é necessário prever o número de demãos.
- Uma demão: para repinturas e para manter a cor original;
- Duas demãos: para pinturas novas ou para mudanças de cor;
- Três demãos: para quando a cor escolhida for escura ou para quando se pretende pintar com uma cor clara em fundo escuro.
Por fim, é parte fundamental ver o rendimento da tinta escolhida e dividir pela área de paredes. O arquiteto exemplifica: um galão de tinta com 3,6 litros, geralmente, tem rendimento de 30 m². Segundo o fabricante, aqui, é possível fazer entre 2 e 3 demãos.
No caso do exemplo acima, 39,22 m², arredonda-se para dois galões de tinta.
Veja cálculos para evitar prejuízos na obra