![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/acerola.jpg)
A laranja é sempre lembrada como a principal fruta fonte de vitamina C. No entanto, existe outra muito popular nos jardins brasileiros que a supera em até 40 vezes, a acerola. Graças aos seus nutrientes, ela ainda reduz o açúcar no sangue.
![Acerola Acerola, que reduz o açúcar no sangue](https://static.ndmais.com.br/2024/10/acerola-800x449.jpg)
Acerola reduz o açúcar no sangue – Foto: Reprodução/ND
A fruta é originária do Oriente Médio, embora seja muito popular na América Latina. O sabor é doce, mas com um toque ácido.
Como é rica em vitamina C, ela contém compostos antioxidantes, como os flavonoides, que ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir o estresse oxidativo, que são fatores importantes no controle dos níveis de glicose.
Os nutrientes também auxiliam a melhora do metabolismo e ajudam a prevenir a anemia.
A acerola reduz o açúcar no sangue, mas deve ser consumida com cautela
Porém, como acontece com quase tudo, o consumo excessivo pode causar má digestão. Além disso, deve ser ingerida maduro, pois quando está verde pode causar acidez.
Outro ponto que deve ser levado em consideração, é que o impacto da acerola no controle da glicemia pode variar dependendo da dieta e do estilo de vida de cada pessoa.
Por isso, ela deve ser consumida como parte de uma dieta equilibrada. O controle de diabetes ou açúcar no sangue deve ser feito com a orientação de um profissional de saúde.