O que significa andar com as mãos atrás das costas, segundo especialista em linguagem corporal

A linguagem corporal abrange todas as formas de comunicação não verbal em que as pessoas podem expressar sentimentos, pensamentos e intenções sem usar palavras, explicou o especialista Rodrigo Pérez. Entre esses gestos, um muito comum é o ato de andar com as mãos atrás das costas, que pode causar dois tipos de impressões: autoconfiança e reflexão.

Homem com mãos atrás das costas

Mãos para trás pode indicar autoconfiança – Foto: Reprodução/ND

Rodrigo é espanhol e especialista em linguagem corporal, além de um dos criadores do “Guia de Linguagem Corporal“. Conforme o autor, até 93% da comunicação entre as pessoas é não verbal.

“Embora muitas vezes não tenhamos consciência disso, o nosso corpo fala tão claramente quanto a nossa voz, transmitindo mensagens que podem apoiar ou contradizer o que dizemos”, escreveu.

No entanto, para que os sinais sejam interpretados de forma eficaz, é necessário considerar alguns contextos, como o ambiente, a situação e o relacionamento entre os indivíduos.

Outro ponto a ser levado em consideração é a cultura, já que os gestos e modo de se expressar podem variar bastante de um lugar para o outro.

Interpretações sobre andar com as mãos atrás das costas

Homem com mãos atrás das costas

Pose também indica reflexão – Foto: Reprodução/ND

Segurança e autoridade

Segundo Rodrigo, a primeira associação realizada pelas pessoas a ver alguém andando com as mãos atrás das costas, é a de segurança e autoridade.

Isso acontece porque nessa posição, áreas vulneráveis ​​do corpo como tórax e abdômen ficam expostas, o que pode indicar que a pessoa não teme nenhuma ameaça.

Além disso, a pose é muito associada às autoridades como professores, chefes ou militares, que tendem a andar com as mãos nas costas.

Reflexão e introspecção

Outra imagem que andar com as mãos atrás das costas transmite é de reflexão profunda. Especialistas em comunicação não verbal apontam que caminhar com as mãos na região lombar pode ser uma forma inconsciente de bloquear estímulos externos, permitindo maior concentração nos pensamentos.

Segundo Rodrigo Pérez, isso cria um espaço de tranquilidade que facilita o surgimento de pensamentos profundos ou criativos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.