A Defesa Civil de Joinville emitiu um alerta para a previsão de chuva persitente a partir deste sábado (14), com possibilidade de “chuva preta” nos primeiros volumes, um fenômeno causado pela presença de fuligem e cinzas na atmosfera. Cidades do Rio Grande do Sul, Uruguai e Oeste de Santa Catarina já registraram esse fenômeno ao longo da semana.

‘Chuva preta’ que atingiu cidades do Oeste catarinense – Foto: Alex Junior Lorenzet/ND
Entre as principais recomendações da Defesa Civil estão:
- Evitar a exposição à chuva: permaneça em ambientes fechados sempre que possível;
- Não utilizar a água da chuva para consumo, higiene pessoal ou atividades domésticas;
- Manter portas e janelas fechadas para minimizar a entrada de fuligem nos ambientes;
- Utilizar máscaras ou lenços para proteger nariz e boca, especialmente pessoas com problemas respiratórios.
Em razão do risco de grande volume de precipitação, a Defesa Civil também atualizou o Placon (Plano de Contingência) para Alerta Amarelo. A previsão é de chuva persistente e volumosa, além de temporais isolados com possibilidade de raios e rajadas de vento. Os acumulados devem variar entre 50 e 80 mm, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas áreas.
A expectativa é que as chuvas comecem no sábado (14) e se estendam até a noite de domingo (15), com atenção redobrada para os riscos associados às condições meteorológicas.

Tempo durante esta semana em Joinville – Foto: Márcio Falcão/NDTV
O que é a “chuva preta”?
O meteorologista Piter Scheuer explica que a chuva preta ocorre devido às partículas de carbono presentes na fumaça, que se acumulam e ficam visíveis na precipitação. Segundo o IMA (Instituto do Meio Ambiente), a fumaça trazida pelas queimadas intensificou a poluição atmosférica
Previsão do tempo para Joinville
Nesta sexta-feira (13), uma frente fria avança por Santa Catarina, mas o sol deve se manter em Joinville e região, com variação de nuvens na maior parte do dia. A umidade mais elevada e a temperatura de cerca de 30°C mantêm a sensação de abafamento já comum nos últimos dias.
No sábado (14), o avanço da frente fria traz chuva e temporais ao Norte do Estado, assim como a outras regiões. Há risco moderado para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais, segundo a Defesa Civil. A temperatura cai, com máxima de 25°C em Joinville.
Já no domingo (15), os joinvilenses devem aproveitar o dia dentro de casa. É que a soma da frente fria sobre o Paraná e uma área de baixa pressão deixam o tempo instável na região Norte. Há risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Conforme a Epagri/Ciram, a mínima prevista é 12°C e a máxima 15°C.