
Desde o dia 16 de agosto, segundo a Defesa Civil, Santa Catarina vem sendo afetada com a fumaça proveniente das queimadas na Amazônia e na região Centro-Oeste do país.
Esta situação causou problemas em algumas culturas plantadas em Itajaí, Litoral Norte catarinense, como a cebolinha, já que as fumaças trazem o ozônio, que queima as pontas da planta. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Plantação de cebolinhas em Itajaí é afetada por fumaça de queimadas – Foto: Couleur/ Pixabay/ ND
Ainda conforme a Epagri, a cebolinha é sensível e foi a plantação mais prejudicada. Além disso, o potencial da queda de chuva negra poderia criar uma barreira nas folhas das plantas, atrapalhando a fotossíntese.
Queimadas também afetam visibilidade e saúde respiratória
De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, além de impactos na agropecuária, as queimadas afetaram a navegação marítima, aérea e até as rodovias, por conta da falta de visibilidade.

Fumaças podem ter agravado casos pré-existentes de problemas respiratórios – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Pessoas com problemas respiratórios pré-existentes precisam ter cuidado redobrado, pois podem ter sido afetadas com rígidas alergias ou bronquites. A qualidade baixa do ar pode causar desconforto, como ardência nos olhos e garganta seca.