![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/deolane-bezerra-posta-foto-censurada.png)
A defesa da influenciadora e advogada Deolane Bezerra enviou um novo pedido de habeas corpus ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) nesta terça-feira (17). Ela está detida na Colônia Penal Feminina de Buíque, em Pernambuco, desde o dia 10. Deolane teve a prisão domiciliar revogada e voltou ao confinamento após descumprir medidas cautelares.
![mulher Deolane Bezerra com faixa tampando a boca, em sinal de protesto](https://static.ndmais.com.br/2024/09/deolane-bezerra-posta-foto-censurada-800x467.png)
Defesa de Deolane Bezerra considera medida cautelar um instrumento de censura – Foto: Instagram/Reprodução/ND
Segundo a defesa, a medida que fez a influenciadora voltar à prisão seria um instrumento de censura. A decisão impedia que ela falasse com a imprensa ou se manifestasse nas redes sociais. O argumento é de que ela não teria se manifestado sobre as investigações, mas sim sobre a sua prisão.
A defesa ainda alega que Deolane Bezerra está sendo investigada por lavagem de dinheiro, um crime que não tem relação com o uso de redes sociais, tornando a proibição sem sentido.
Defesa de Solange Bezerra, mãe da influenciadora, também fez novo pedido
A defesa de Solange Bezerra, mãe da influenciadora Deolane Bezerra, também entrou com um novo pedido de habeas corpus nesta terça-feira. Ela está detida na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no bairro de Iputinga, no Recife, desde o dia 4 de setembro. O último pedido de habeas corpus para Solange havia sido negado pelo STJ.
A primeira prisão de Solange e Deolane Bezerra
A influenciadora Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Alves, foram presas na quarta-feira (4) na praia de Boa viagem, na capital pernambucana de Recife.
Elas são investigadas pela Operação “Integration”, da Polícia Civil de Pernambuco, que investiga o esquema criminoso de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
![mulheres Deolane Bezerra ao lado de sua mãe, Solange Bezerra](https://static.ndmais.com.br/2024/09/deolane-irma-800x467.jpg)
Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra, foram presas na Operação Integration – Foto: Redes Sociais/ Reprodução/ ND
Segundo o portal R7, a mãe de Deolane permanece presa em Recife, uma vez que há elementos fortes e suficientes para mantê-la detida. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em uma das mansões da influenciadora em Barueri, São Paulo, além de joias e carros de luxo.
A ação da polícia teve apoio da Interpol e do Ministério Público. A ofensiva cumpriu 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Recife, Campina Grande, Barueri, Cascavel, Curitiba e Goiânia. As ordens judiciais foram expedidas pela 12ª Vara Criminal da Comarca de Recife.
Habeas corpus e descumprimento de medida cautelar
Após ficar cinco dias na Colônia Penal Feminina do Recife, a influenciadora Deolane Bezerra foi solta na segunda-feira (9). A advogada deixou a prisão após ter um habeas corpus concedido pela Justiça, mas seguiria em prisão domiciliar usando tornozeleira eletrônica.
![entrevista mulher dando entrevista à imprensa](https://static.ndmais.com.br/2024/09/deolane-bezerra-entrevista-cadeia-800x533.jpg)
Influenciadora teve a prisão domiciliar revogada após descumprir medida cautelar – Foto: Reprodução/Redes sociais
Porém, ela teve a prisão domiciliar revogada na última terça-feira (10). Ela chegou às 13h no Fórum Rodolfo Aureliano, de Recife, e deu declarações à imprensa, descumprindo uma medida cautelar imposta pelo TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco).
Inicialmente, ela foi ao local para assinar os termos da prisão, mas foi informada que a decisão de tornar a prisão domiciliar foi revogada. Pelas regras determinadas pelo TJPE, a influenciadora não poderia se pronunciar publicamente por meio de redes sociais, imprensa e outros meios de comunicação.
Após isso, a influenciadora passou novamente pelo exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) e foi encaminhada à Colônia Penal Feminina de Buíque.