Entre a noite desta terça-feira (17) e a madrugada da próxima quarta-feira (18), um eclipse parcial da Lua está previsto para acontecer. O fenômeno poderá ser visto de todos os cantos do Brasil, conforme as informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Previsto para começar às 21h41min, o eclipse deve atingir seu máximo por volta das 23h44min. A causa é o alinhamento entre Sol, Terra e Lua.
![Eclipse lunar Eclipse lunar](https://static.ndmais.com.br/2024/09/eclipse-no-brasil-800x467.jpg)
Eclipse lunar poderá ser visto em todo Brasil nesta terça-feira (17) – Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND
Onde ver eclipse lunar no Litoral Norte de SC
Para observar este fenômeno, não será necessário nenhum equipamento especial. Além disso, o evento astronômico também será transmitido no canal do Observatório Nacional.
Segundo o doutor em Astrofísica e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Joinville, Alexandre Zabot, a observação do eclipse lunar será facilitada, pois a lua estará perto do zênite, sendo o ponto mais alto do satélite natural.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/eclipse-parcial-da-lua-ocorre-na-noite-do-dia-17-de-setembro-800x467.jpg)
Eclipse lunar ocorre na noite do dia 17 de setembro – Foto: Internet/Reprodução/ND
O astrofísico explica que em muitos eclipses a lua está mais perto do horizonte, o que dificulta devido a obstáculos como prédios e árvores.
Desde que não tenha nuvens durante o fenômeno, Zabot esclarece que ele será visível em toda a região. Ele também pontua que, como a lua está cheia, as luzes da cidade não devem atrapalhar a observação.
Astrofísica para todos
Além de lecionar na UFSC, o doutor Alexandre Zabot também coordena um projeto de extensão chamado “Astrofísica ara todos”. As inscrições estão sempre abertas e não é necessário ser aluno da instituição. Não há limites de vagas.
Conforme o professor, as aulas e materiais estão disponíveis gratuitamente no site, sem a necessidade de se inscrever. As taxas são somente para alunos que desejam obter o certificado por meio de uma prova.
Eclipse solar
Após o fenômeno lunar, em 2 de outubro, os brasileiros poderão acompanhar um eclipse anular do sol. Conforme o Observatório Nacional, a proximidade entre um evento e outro se deve ao plano de órbita da lua ser inclinado em relação ao plano de órbita da Terra.
Para ver o eclipse solar, os observadores não devem olhar diretamente para o sol, mesmo com óculos escuros. O uso de binóculos, telescópios ou qualquer lente também não é indicado, pois a pessoa pode ficar cega.
*Com informações do R7.