![](https://static.ndmais.com.br/2024/07/como-acabar-com-a-dor-de-dente-3-scaled.jpg)
Cuidar da saúde bucal é fundamental, até para evitar um perigo maior. É porque a dor de dente pode evoluir para um caso mais sério. As chamadas infecções faciais podem levar a óbito.
Uma inflamação de dente que não seja bem cuidada pode virar uma infecção facial. O problema pode se espalhar pela face, pescoço e região torácica. O bucomaxilar Marcos Antônio Martins convive com casos assim. Inclusive, teve uma paciente de 13 anos.
– A situação fica tão séria que o paciente deixa de se alimentar e de se hidratar, enquanto o rosto começa a inchar e a infecção a se alastrar por todo o rosto, tomando proporções cada vez mais perigosas. A partir daí o pescoço começa a endurecer e o paciente passa a sofrer de displasia (dificuldade para respirar). Sem se alimentar porque sente muitas dores na região, torna-se mais debilitado, correndo o risco de morte – declarou Marcos Antônio Martins, em alerta divulgado pela Secretaria de Saúde de Sergipe.
O risco da dor de dente
A cárie é um problema causado por bactérias presentes na boca. Ela forma cavidades e prejudica a saúde do dente. Se atingir o nervo, pode ocasionar um processo inflamatório. Não tratado, existe o risco de virar uma infecção facial.
![Dor de dente é motivo de alerta Dor de dente é motivo de alerta](https://static.ndmais.com.br/2024/09/branquear-os-dentes-em-casa-dentes-brancos-800x420.png)
Cuidar da saúde bucal é fundamental – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Como o bucomaxilar Marcos Antônio Martins alertou, essa infecção facial pode se alastrar pelo corpo e virar um problema ainda maior. Assim, caso sinta dor de dente, o recomendado é procurar um dentista.