![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/queijo-memoria.jpg)
Estudo compartilhado recentemente pelo neurocirurgião e neurologista Mill Etienne descobriu que alguns tipos de queijos possuem um impacto positivo na cognição e na memória.
![Queijos Homem cortando vários tipos de queijos, que fazem bem para a memória](https://static.ndmais.com.br/2024/09/queijo-memoria-800x449.jpg)
Alguns tipos de queijos fazem bem para a memória – Foto: Reprodução/ND
Os pesquisadores, que fizeram testes com 1.200 adultos no Japão, associaram o consumo de queijos, como cheddar, feta, parmesão ou suíço, a um melhor desempenho cerebral.
No entanto, para obter esses benefícios, não basta apenas comprar esse tipo de laticínio, é necessário que sejam de boa qualidade.
Nesse sentido, o neurologista recomendou evitar os ultra processados, pois eles podem conter aditivos como o diacetil, uma enzima usada para dar sabor e que pode contribuir para a deterioração da memória e aumentar o risco de doenças cerebrovasculares.
Os benefícios do queijo para a memória
Os queijos são ricos em cálcio, fósforo, vitamina B12 e minerais essenciais para o funcionamento cerebral.
Seu impacto na saúde neurológica deve-se, especialmente, a dois aminoácidos: tirosina e triptofano. O primeiro estimula a produção de dopamina e a sensação de prazer. O segundo é um precursor da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor.
O médico também deu uma dica para saber como o consumo de queijo afeta a saúde cerebral: basta estar atento aos sinais do corpo.
Se, ao comer um determinado tipo de queijo, especialmente aqueles com alto teor de lactose, você perceber problemas digestivos, pode ser que o impacto, em vez de benéfico, seja negativo.