

A coleta de resíduos verdes inclui materiais como grama, folhas, galhos e troncos, garantindo uma destinação correta para cada tipo de resíduo – Foto: Andy Puerari/PMF
Florianópolis avança na meta de se tornar uma cidade Lixo Zero em 2030 e amplia significativamente neste ano a coleta seletiva de resíduos verdes. Com até 17 recolhimentos programados ao longo do ano, a iniciativa representa um crescimento de mais de 40% em relação ao período anterior. O serviço, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reforça o compromisso da Capital com a sustentabilidade e a gestão responsável dos resíduos orgânicos.
A coleta de resíduos verdes inclui materiais como grama, folhas, galhos e troncos, garantindo uma destinação correta para cada tipo de resíduo. Enquanto grama e folhas são utilizadas na cobertura das leiras de compostagem, os galhos e troncos são triturados e transformados em cepilho, aplicado em áreas públicas, hortas e paisagismo urbano.
Expansão e benefícios do programa
Antes de 2020, a cidade contava apenas com duas coletas regulares: rejeitos convencionais e recicláveis secos. Com a inclusão dos resíduos orgânicos e a destinação correta para restos de poda, Florianópolis fortalece sua política de sustentabilidade.
A coleta seletiva de verdes tem um calendário específico para restos de poda, enquanto os resíduos alimentares devem ser encaminhados para compostagem doméstica, comunitária ou para um dos nove ecopontos da cidade, localizados no Itacorubi, Capoeiras, Morro das Pedras, Ingleses, Monte Cristo, Coloninha, Costeira, Rio Vermelho e Canasvieiras.
Em 2024, a coleta de resíduos verdes recolheu mais de 7.130 toneladas. Para 2025, a previsão é de um aumento entre 20% e 30%, com maior adesão da população. “Com o engajamento da comunidade e a ampliação do serviço, acreditamos que poderemos recolher ainda mais resíduos verdes”, destaca Tamara Gaia, Gerente da Divisão de Coleta Seletiva.
Regras para o descarte correto

A coleta seletiva de verdes será realizada entre 16 e 17 vezes ao longo do ano – Foto: Andy Puerari/PMF
A coleta seletiva de verdes segue normas específicas para garantir a eficiência do serviço. Os resíduos devem ser colocados na frente do terreno na data agendada, e apenas ruas com acesso para caminhões compactadores de grande porte (19m³) são atendidas. Em locais de difícil acesso, os moradores devem levar os resíduos ao ecoponto mais próximo.
O descarte desse material junto ao lixo convencional é proibido nas regiões atendidas pelo serviço. Além disso, é obrigatório o uso de sacos biocompostáveis para o acondicionamento dos resíduos. Empresas de jardinagem e paisagismo devem encaminhar seus resíduos ao Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no Itacorubi, onde há cobrança para grandes geradores.
“Cada tipo de resíduo pode ser reaproveitado de forma ambientalmente correta. A coleta seletiva de verdes é uma estratégia essencial para promover práticas sustentáveis”, afirma Alexandre Waltrick Rates, Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Calendário e informações
A coleta seletiva de verdes será realizada entre 16 e 17 vezes ao longo do ano. Para saber quando o serviço atenderá sua região, acesse: bit.ly/coletaverdes.
Como acondicionar os resíduos verdes
Grama, capim e folhas:
- Sacos de ráfia de 100 a 200 litros
- Bombonas de até 60 litros
- Sacos compostáveis de 100 litros
- Contentores de 500 ou 1000 litros
Limite por coleta:
- Casa (unifamiliar): até 500 litros
- Condomínio (multifamiliar e misto): até 1500 litros
- Unidade comercial: até 1000 litros
Galhos, cascas de árvores, folhas de palmeiras e bananeiras:
- Feixes de 30cm x 1m
Limite por coleta:
- Casa (unifamiliar): 3 unidades
- Condomínio (multifamiliar e misto): 10 unidades
- Unidade comercial: 6 unidades
Troncos:
- Medida: 10cm x 1m
Limite por coleta:
- Casa (unifamiliar): 2 unidades
- Condomínio (multifamiliar e misto): 6 unidades
- Unidade comercial: 3 unidades
Os sacos de ráfia, bombonas e contentores serão devolvidos ao gerador no local do recolhimento.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.