
Rachel e Phoebe, duas pinguins do Oceanic Aquarium de Balneário Camboriú, estrelam o filme “Meu Amigo Pinguim”, que estreou nas telas de cinema em 16 de agosto nos EUA e no último dia 12 no Brasil.
O diretor do longa é o catarinense David Schürmann, que já traz na bagagem obras premiadas também internacionalmente. Foi o pai de David, o velejador Vilfredo Schürmann, que foi a Balneário Camboriú fazer o convite aos pinguins do Oceanic Aquarium.

História de pescador e pinguim é comovente – Foto: Divulgação/Paris Filmes
“Foi maravilhoso e um grande desafio. Seguimos rígidos protocolos de higiene e restrição nos horários, depois do meio da tarde eles não gostam de agitação e respeitamos o tempo deles. Mas foi uma delícia, cada vez que as aves estavam no set era uma energia muito gostosa, cada um tem sua personalidade e foi muito lindo, foi fenomenal”, diz David.
“Estamos muito felizes e honrados em fazer parte dessa produção que mostra a amizade entre um pescador e um pinguim, nós já havíamos ouvido falar dessa história incrível antes mesmo de recebermos o convite. O longa traz também uma mensagem de conscientização sobre a importância da preservação da espécie e da limpeza dos mares. E esses também são pilares da nossa missão”, ressalta Kiko Buerger Filho, CEO do Grupo Oceanic.
Produção do filme contou com 12 pinguins
O filme é estrelado pelo ator francês Jean Reno, que atuou em produções como Missão Impossível, Godzilla e Código da Vinci. A outra estrela é Dindim, vivido por 12 “artistas” que se revezavam nas gravações. Duas delas, na época, viviam no Oceanic Aquarium com outros quatro amigos: Rachel e Phoebe.

Filme utilizou 12 pinguins para dar vida ao personagem principal, Dimdim – Foto: Pivô Audiovisual/ND
“Escolhemos as duas pela proximidade, elas eram bem amigas e ficavam bastante tempo juntas. Então sabíamos que elas não sentiriam falta uma da outra e estariam bem”, conta Juliana Formágio, veterinária do Oceanic Aquarium.
Durante as gravações as aves também eram acompanhadas para garantir que tudo estava bem e quando retornaram passaram pelos mesmos exames antes de retornar ao habitat no aquário.
Pouco mais de um ano após o fim das filmagens as amigas têm vidas bem diferentes: Rachel se uniu ao Chandler e tiveram a Lisa em janeiro desse ano, a primeira pinguim a nascer no Oceanic Aquarium. Já Phoebe há cerca de dois meses, junto com outros três pinguins, mudou para o Zoológico de São Paulo, administrado pelo mesmo grupo.
O filme tem 98% de aprovação pelo público e 88% pela crítica especializada.
“Meu Amigo Pinguim”
O filme “Meu Amigo Pinguim” (My Penguin Friend), é uma produção norte-americana baseada em uma história real brasileira que retrata a amizade entre um pescador e um pinguim. O longa foi filmado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, e também contou com cenas rodadas em Paraty, no Rio de Janeiro, e na Patagônia, Argentina.

Filme está em cartaz nos cinemas brasileiros – Foto: Divulgação/Paris Filmes
É um conto de amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que recarrega seu espírito e cura a sua família com uma lealdade inabalável que atravessa o oceano.
O humilde pescador João (interpretado pelo ator francês Jean Reno) se afastou do mundo após uma tragédia, mas, quando ele descobre um pinguim à deriva sozinho no oceano, encharcado de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar.
Para desespero de sua esposa (Adriana Barraza, atriz mexicana indicada ao Oscar), ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida do pássaro o colocando sob suas asas e o apelida de Dindim.
A produção é da City Hall Arts, Schurmann Filmes e Content Studios com distribuição nacional da Paris Filmes.