
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (14), o primeiro caso de Chikungunya no município de Xanxerê, Oeste de Santa Catarina.

O primeiro caso de Chikungunya no município de Xanxerê – Foto: Fiocruz/Divulgação
Caso de Chikungunya foi detectada pelo LACEN/SC
A infecção foi detectada pelo LACEN/SC (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado). O paciente, um homem de 69 anos, morador do bairro dos Esportes, apresentou sintomas da doença no dia 7 de fevereiro, e a coleta do exame foi realizada no dia 11.
Diante da confirmação, a Vigilância Epidemiológica e o Programa de Combate à Dengue iniciaram uma série de ações para conter a disseminação do vírus. Entre as medidas adotadas, destacam-se o BT (bloqueio de transmissão), realizado pelas Agentes de Combate a Endemias, e a investigação ambiental na região.
Criadouros do mosquito Aedes aegypti
Os agentes também estão inspecionando imóveis próximos à residência do paciente para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Quando não é possível eliminar a água acumulada, são aplicados larvicidas para evitar a proliferação do vetor. Além disso, a população tem recebido orientações sobre a importância da prevenção e do controle do mosquito transmissor.
Para reforçar as ações de combate, a Regional de Saúde programou a aplicação de inseticida UBV (Fumacê) nas proximidades da residência e do local de trabalho do paciente. Durante o procedimento, a recomendação é que os moradores mantenham portas e janelas abertas para aumentar a eficácia do produto.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de colaboração da população para evitar novos casos – Foto: Internet/Reprodução/ND
Identificação precoce dos sintomas
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, alerta a comunidade sobre a importância da identificação precoce dos sintomas da Chikungunya.
“Pedimos que qualquer pessoa que apresentar febre, dores no corpo e articulações, dor de cabeça, inchaço nos pés e mãos, olhos avermelhados ou manchas pelo corpo procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima ou utilize o serviço de Telemedicina Xanxerê para avaliação médica”, orienta.
A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de colaboração da população para evitar novos casos, eliminando recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.