![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/tiktok.png)
O TikTok está cheio de tendências de beleza que podem ser realizadas em casa. Uma dessas novas modas é a aplicação de vaselina para aumentar os cílios. Mas será que essa prática é realmente segura e eficaz?
Médicos oftalmologistas explicam que, embora a vaselina seja utilizada para hidratar a área, ela pode trazer riscos e efeitos colaterais. Como a vaselina é uma substância oleosa, ela pode obstruir as glândulas do meibômio localizadas nas proximidades. Essas glândulas são responsáveis pela prevenção da evaporação excessiva das lágrimas.
![tiktok Trend do tiktok dá dica para cílios maiores com vaselina](https://static.ndmais.com.br/2024/09/como-hacer-crecer-las-pestanas-con-vaselina-43726-600.jpg)
Vaselina nos cílios pode trazer riscos – Foto: Reprodução/ND
Apesar da vaselina poder melhorar temporariamente a aparência dos cílios, ela não contém ingredientes que estimulem o crescimento ou a espessura dos fios.
Veja um vídeo da nova trend do TikTok
@capriante Amando usar a vaseline nos cilios alem de tirar o aspecto de pata de
hidrata o cilios e funciona muito pra tirar o borrado qualquer mascara de cilios.
♬ MTG CHIHIRO by Mulú – luck
Vaselina nos cílios?
A vaselina, sendo um derivado do petróleo, pode obstruir os folículos pilosos se aplicados em excesso ou de maneira indireta, o que pode levar a irritações ou infecções oculares, como blefarite e conjuntivite.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/81p7nzedzml-ac-uf10001000-ql80-792x800.jpg)
Nova trend do TikTok recomenda usar vaselina nos cílios – Foto: Reprodução/ND
Além disso, a aplicação próxima aos olhos pode causar turvação temporária ou desconforto ocular.
Alternativas mais seguras
Há opções mais eficazes e seguras para promover o crescimento dos cílios. Produtos contendo bimatoprosta, por exemplo, são clinicamente comprovados para aumentar o comprimento, a espessura e a pigmentação.
Além disso, há soros específicos no mercado formulados com peptídeos e outros nutritivos que promovem a saúde e o crescimento.
No entanto, é essencial que esses tratamentos sejam prescritos e acompanhados por um dermatologista ou outro profissional de saúde qualificado.