![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/volt-weg-turquia.jpeg)
A gigante catarinense WEG anunciou, nesta quinta-feira (12), a aquisição da Volt Eletric Motors, fabricante turca de motores elétricos industriais e comerciais. O valor da transação é de US$ 88 milhões (aproximadamente R$ 496 milhões).
![WEG adquiriu a turca Volt](https://static.ndmais.com.br/2024/09/volt-weg-turquia.jpeg)
Fabricante turca fica em Esmirna – Foto: Divulgação/ND
De acordo com a empresa, a Volt foi fundada em 1987 e tem capacidade de produção de um milhão de motores por ano. A fabricante tem forte presença no mercado turco e exporta, principalmente, para países da Europa, Oriente Médio e Ásia Central.
A WEG assumirá, com o acordo, o controle total da Volt. A empresa tem 27 mi metros quadrados de área construída e fabrica motores com potências até 450 kW. Além disso, a equipe de 690 funcionários será incorporada à WEG.
WEG amplia atuação em outras regiões do mundo com aquisição
De acordo com o diretor superintendente de Motores Industriais da WEG, Rodrigho Fumo, a compra da Volt faz parte da estratégia de crescimento da empresa no ramo de motores industriais e comerciais.
“A Volt tem uma forte atuação na Turquia, onde iniciamos com um operação própria em 2022, além de proximidade com regiões que têm potencial de demanda por nossos produtos e serviços, como o Leste Europeu, Oriente Médio, Ásia Central e Norte da África,” diz.
Localizada em Esmirna, a Volt deverá facilitar o acesso da multinacional catarinense a esses mercados, seja por via terrestre, seja por via marítima. Conforme o diretor, a região tem dois grandes portos que ajudará a agilizar a logística da fabricante.
A concretização da compra ainda depende do cumprimento de algumas condições, como aprovações regulatórias.