Um homem, morador de Prairieville nos EUA, aprendeu uma lição amarga quando uma simples ligação à sua seguradora custou a cobertura do seu seguro. John Rosso entrou em contato com o “2 On Your Side” após ser surpreendido pelo cancelamento da apólice de seguro.
Tudo o que ele fez foi ligar para a seguradora para perguntar se um incidente poderia ser coberto, o que deu início a um processo de reclamação, embora nenhum pagamento tenha sido realizado.
A casa de Rosso foi construída com muito cuidado, mas ao longo dos anos enfrentou vários contratempos. A propriedade foi inundada em 2016 e novamente em 2024, quando uma tubulação sob a pia da cozinha quebrou.
O problema sério foi caro, mas ele estava coberto pela apólice de seguro da casa. Durante esse período, Rosso soube que a seguradora deixaria o estado e começou a buscar outra cobertura. Foi então que uma simples ligação voltou para assombrá-lo.
“Em 2023, eu estava sentado na minha sala e percebi uma mancha laranja no teto”, contou.
Ele também ligou para a seguradora naquela época, perguntando se um vazamento no telhado seria coberto pela apólice. A seguradora informou que precisaria verificar, mas Rosso optou por pagar as reparações do próprio bolso.
“Após começarmos os reparos, recebi um orçamento da seguradora. Eu disse que não queria fazer uma reclamação… e pensei que tudo estivesse resolvido”, explicou Rosso.
Seguro em jogo
Para sua surpresa, não estava. Mesmo sem a reclamação formal, a simples consulta que ele fez gerou danos. A informação foi registrada em um banco de dados nacional compartilhado pelas seguradoras.
Os dados de Rosso foram incluídos no CLUE Report: Comprehensive Loss Underwriting Exchange. Esse relatório mantém um registro das reclamações feitas sobre uma propriedade, e Rosso constou com duas em um único ano. “Ninguém quis me fornecer seguro”, afirmou.
O Departamento de Seguros da Louisiana abriu uma queixa sobre o caso. Após investigação, o órgão informou que não foi possível resolver as discordâncias factuais entre as partes, e que Rosso precisaria de um advogado para resolver o problema.