O novo modelo de Inteligência artificial transformou o mercado internacional de tecnologia, mas criminosos estão aproveitando a sensação do DeepSeek para invadir dispositivos e roubar dados sensíveis. Entenda como identificar e evitar esse tipo de golpe.
Site falso do DeepSeek instala vírus em dispositivos
De acordo com pesquisadores da ESET, multinacional da Eslováquia, focada em cibersegurança, criminosos estão criando sites falsos, que imitam o DeepSeek. Ele usam domínios com nomes semelhantes e imitam a identidade visual do modelo. Tudo isso para usuários desavisados clicarem em links maliciosos e instalarem vírus nos seus computadores.
Um usuário do X, identificado como @g0njxa, revelou o caso de um site falso que tenta se passar pelo DeepSeek. Nesse endereço há um link que que direciona o internauta a um arquivo malicioso, que será instalado no dispositivo do usuário.
A ESET monitora as atividades de criminosos e faz um alerta sobre o novo tipo de golpe. Para Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da ESET no Brasil, há possibilidade de expansão desse tipo fraude.
“As estratégias utilizadas nesse ataque mostram como cibercriminosos acompanham o avanço das novas tecnologias para aprimorar seus métodos. Esse tipo de golpe pode se expandir para outras regiões, incluindo a América Latina, à medida que a popularidade da ferramenta cresce. Por isso, é fundamental redobrar a atenção ao acessar serviços online”, afirma.
O sites são quase idênticos, a diferença está na URL (endereço eletrônico) e no botão da esquerda, que está embaixo do logo DeepSeek. No original está escrito “Start Now”, ao clicar o usuário é destinado para o uso gratuito da ferramenta.
Já no modelo falso, está escrito “Dowload Now”. Barbosa explica que, ao clicar nesse link, um arquivo executável é baixado no dispositivo do usuário.
Segundo o pesquisador, esse arquivo é um malware, um sistema usados para danificar e comprometer o computador de usuários. O especialista conta que a atividade desse arquivo malicioso foi registrada a China, Rússia e em outros países europeus.
“O interesse em novas tecnologias cresce rapidamente, e os cibercriminosos se aproveitam desse cenário para aplicar golpes. Manter boas práticas de segurança digital e estar atento a sinais suspeitos pode fazer toda a diferença para evitar ataques e proteger dados sensíveis”, finaliza Barbosa.
Como prevenir golpes como o falso DeepSeek
- Verifique o endereço eletrônico: É importante sempre conferir o url do site que está acessando. É preferível digitar manualmente o endereço do site;
- Evite downloads desnecessários;
- Utilize soluções de segurança para analisar arquivos antes de executá-los;
- Acompanhe informações de fontes confiáveis: Estar recebendo notícias sobre novos tipos de golpes e novas formas de invadir dispositivos é uma forma de se proteger de campanhas fraudulentas.