O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (7), a situação de emergência em 49 cidades afetadas por desastres. Entre elas, estão 11 cidades catarinenses.
As portarias publicadas reconhecem situação de emergência nos municípios de Biguaçu, Balneário Camboriú, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itapema, São José, São Pedro de Alcântara, Porto Belo e Tijucas pelas chuvas. A cidade de Lebon Régis também foi reconhecida após ser atingida por granizo.
Em janeiro, Santa Catarina foi atingida por intensa chuva que culminou em enchentes e deslizamentos de terra em diversas cidades. Milhares ficaram desabrigados e tiveram suas casas tomadas pela água.
Agora, as cidades citadas poderão ter acesso a recursos do governo federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Chuvas e mais: outras cidades brasileiras em situação de emergência
Também estão na lista de municípios pelas chuvas das últimas semanas:
- São Domingos do Norte, no Espírito Santo;
- Faina, em Goiás;
- Grajaú, no Maranhão;
- Águas Formosas, Cachoeira de Pajeú, Caparaó, Frei Gaspar, Iguatama, Jordânia, Lavras, Nova Serrana, Padre Paraíso, Piedade de Ponta Nova, Poté, São Geraldo do Baixio, São João da Ponte, Senhora dos Remédios e Urucuia, em Minas Gerais;
- Bannach, no Pará;
- Ingazeira, em Pernambuco;
- Santa Cruz dos Milagres, no Piauí;
- Caieiras, em São Paulo.
Por sua vez, enfrentam um período de estiagem as cidades de:
- Ouro Branco, em Alagoas;
- Anagé e Boa Nova, na Bahia;
- Boa Viagem e Itatira, no Ceará;
- São Bernardo, no Maranhão;
- Pocinhos, na Paraíba;
- Júlio de Castilhos, Nova Esperança do Sul, Rosário do Sul, Uruguaiana e Vila Nova do Sul, no Rio Grande do Sul.
Já Itaberaba, na Bahia, foi atingida por alagamentos, enquanto Formosa da Serra Negra, no Maranhão, e Porto Alegre do Norte, no Mato Grosso, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de inundações. Por fim, o município de Baião, no Pará, foi atingido por vendaval.