![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/coco-ralado-1-1.png)
Três marcas, uma de coco ralado e duas de azeite, deverão ter produtos retirados dos mercados por determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão proibiu a circulação de um lote de coco ralado da empresa ‘Coco & Companhia’ e também suspendeu todos os lotes de azeites de oliva das marcas ‘Serrano’ e ‘Cordilheira’.
![Lote de marca de coco ralado foi proibida de circular no mercado Lote de marca de coco ralado foi proibida de circular no mercado](https://static.ndmais.com.br/2024/09/coco-ralado-1-1-800x533.png)
Lote de marca de coco ralado foi proibida de circular no mercado – Foto: Freepik/Reprodução/ND
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (24).
Lote de coco ralado com presença de substância tóxica
A Anvisa determinou a proibição do lote nº 030424158 de coco ralado da marca ‘Coco & Companhia’. Segundo a agência, o motivo foi um “resultado insatisfatório em testes que detectaram a presença de dióxido de enxofre”.
A substância, em pequenas quantidades, pode ser usada como conservante. No entanto, em concentração mais elevada, pode causar irritação e inflamação severa no corpo humano.
O produto deve ser retirado dos mercados e sua distribuição, propaganda e uso estão proibidas. É recomendado que a pessoa que tenha comprado o coco ralado da marca verifique o lote na embalagem e confira se é o mesmo que foi reprovado pela agência.
![O dióxido de enxofre é um dos conservantes mais utilizados na indústria e pode ser encontrado nos gases expelidos por vulcões O dióxido de enxofre é um dos conservantes mais utilizados na indústria e pode ser encontrado nos gases expelidos por vulcões](https://static.ndmais.com.br/2024/09/so2-800x569.png)
O dióxido de enxofre é um dos conservantes mais utilizados na indústria e pode ser encontrado nos gases expelidos por vulcões – Foto: Shutterstock/Reprodução/ND
Azeites de ‘origem desconhecida’
Na mesma resolução, os azeites de oliva das marcas ‘Serrano’ e ‘Cordilheira’ tiveram todos os seus lotes proibidos. O motivo é a falta de identificação da origem dos produtos, que são importados. Dessa forma, a Anvisa entende que não há garantias sobre a segurança dos azeites.
A agência também afirmou que os azeites das marcas tiveram sua importação e distribuição feitas por empresas sem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), ou seja, sem identificação no Brasil.
Da mesma forma que o lote do coco ralado, a proibição inclui distribuição, propaganda e uso desses produtos. Neste caso, a venda de produtos das marcas também está banida.
![Duas marcas de azeite tiveram todos os seus produtos proibidos pela Anvisa Duas marcas de azeite tiveram todos os seus produtos proibidos pela Anvisa](https://static.ndmais.com.br/2024/09/azeite-de-oliva-1-1-800x534.png)
Duas marcas de azeite tiveram todos os seus produtos proibidos pela Anvisa – Foto: Freepik/Reprodução/ND