Vereador de Três Corações (MG) havia protocolado projetos com objetivo de retirar o nome de Pelé de avenida, estádio e ginásio. Vereador de Três Corações cria projetos de lei para retirar homenagens ao Rei Pelé
A Câmara Municipal de Vereadores de Três Corações (MG) descartou na tarde desta segunda-feira (10) as proposições que tinham como objetivo retirar as homenagens feitas ao Rei Pelé no município.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O vereador Ricardo Ferreira, do Avante, havia protocolado projetos de lei para mudar o nome de três pontos da cidade dedicados a Pelé.
Segundo o vereador, o motivo da criação dos projetos de lei foi uma suposta falta de respeito com as pessoas que tinham seus nomes vinculados a esses lugares, assim como a quem havia feito as homenagens.
Em nota divulgada à imprensa, o presidente da Câmara de Três Corações, Wesley Dardaque, o DJ Wesley, disse que após reunião extraordinária e considerando os pareceres contrários da Comissão de Constituição, Redação, Cidadania e Justiça, as referidas proposições foram arquivadas e não serão pautadas para discussão em plenário.
Vereador de cidade onde Pelé nasceu em MG protocola projetos para retirar homenagens ao Rei do Futebol
Reprodução EPTV
Sendo assim, a Avenida Rei Pelé, assim como o estádio e o ginásio da cidade, permanecem com os nomes inalterados.
A polêmica
O maior jogador de futebol de todos os tempos tem as suas comemorações eternizadas em uma estátua de 12 metros de altura que fica às margens da Rodovia Fernão Dias, na entrada da cidade natal do rei do futebol. O tamanho representa a grandeza de um rei que não perde a majestade.
Pelé morreu em 29 de dezembro de 2022, mas o nome está gravado em vários pontos da cidade de cerca de 78 mil habitantes, como a Casa Pelé com a estátua da mãe, Dona Celeste, a Praça Pelé, o ginásio Pelezão, o estádio municipal Rei Pelé e a avenida Rei Pelé.
Casa Pelé é um dos pontos turísticos dedicados ao Rei do Futebol em Três Corações
Reprodução EPTV
Mas essas três últimas homenagens podem ser retiradas. Isso porque o vereador Ricardo Ferreira, o Ricardinho do Gás, do Avante, protocolou na Câmara Municipal três projetos de lei para trocar os nomes.
O ginásio Pelézão voltaria a ser chamado de Ginásio Vilelão. A Avenida Rei Pelé retornaria com o nome do deputado Renato Azeredo. E o estádio municipal Rei Pelé teria de volta fachada com o nome Elias Arbex.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas