Você sabia que comer abacate com tomate pode potencializar a absorção de nutrientes? Os lipídeos saudáveis do abacate ajudam o organismo a assimilar melhor o licopeno, antioxidante presente no tomate. Essa associação favorece a saúde do coração, equilibra os níveis de açúcar no sangue e garante energia prolongada.
Segundo a médica Kristie Leong, ao comer abacate com tomate o indivíduo absorve sete vezes mais licopeno benéfico para o coração. O licopeno é solúvel em gordura, o que significa que sua absorção é mais eficiente quando combinado com fontes de gorduras saudáveis, como o abacate.
O equilíbrio nutricional em comer abacate com tomate
Os tomates contêm vitaminas A, D, E e K, que necessitam de gorduras para serem absorvidos pelo corpo. O abacate fornece lipídeos essenciais, garantindo um melhor aproveitamento dos nutrientes.
Além disso, os açúcares naturais do tomate, quando consumidos com as fibras e gorduras do abacate, ajudam a manter a glicemia estável, evitando picos de açúcar no sangue e proporcionando energia de forma sustentada.
Outras opções saudáveis
Kristie também destacou que o azeite de oliva tem efeito semelhante. “As gorduras envolvem o licopeno, formando uma estrutura mais estável que melhora sua absorção”, explicou.
Como incluir na alimentação
Abacate e tomate podem ser combinados em diversas receitas saborosas e nutritivas:
- Salada fresca: cubos de abacate e tomate temperados com azeite, limão e ervas frescas.
- Torrada com abacate e tomate: pasta de abacate com fatias de tomate sobre pão integral.
- Guacamole enriquecido: tomate picado adicionado ao tradicional guacamole.
- Omelete proteico: ovos mexidos com pedaços de abacate e tomate.
- Wrap nutritivo: recheado com abacate, tomate, folhas verdes e molho leve.
Benefícios adicionais de comer abacate com tomate
O licopeno presente no tomate está associado à redução do risco de câncer de próstata, pulmão e estômago. O abacate potencializa essa proteção ao melhorar sua absorção. Além disso, ambos os alimentos contêm compostos anti-inflamatórios que auxiliam na prevenção de doenças como artrite, doenças cardiovasculares e diabetes.
A combinação também favorece a saúde intestinal. O abacate contribui para uma microbiota equilibrada, enquanto o tomate hidrata e fornece fibras que auxiliam na digestão, prevenindo a constipação.
Por fim, essa dupla é uma grande aliada do controle de peso. As gorduras saudáveis do abacate prolongam a saciedade, reduzindo a vontade de beliscar, enquanto o tomate é pouco calórico e rico em nutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada.