![](https://s2-g1.glbimg.com/wYt3PieY2DgvNo8_DFQDqn5olWI=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/7/uhda0jRECjsgUhcY1KaQ/deivid-menezes-baile-2025-1-.jpeg)
O evento, no Iate Clube, começas às 19h. Durante o evento será realizado o Concurso de Fantasias. Baile Municipal de Petrolina
Deivid Menezes / Ascom PMP
A 25ª edição do Baile Municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, será realizado nesta sexta-feira (14), no Iate Clube, a partir das 19h. O tradicional evento será animado pelas bandas Araketu, Filhos de Jorge, Alexandre Peixe, Orquestra Philarmônica 21 de Setembro e duas bandas de frevo.
Além da programação de shows, o Baile Municipal conta com o tradicional concurso de fantasias. Vários artistas irão competir em diferentes categorias, levando ao público um espetáculo de glamour e criatividade.
O evento ainda cumpre um papel social beneficiando diversas entidades, através do Transforma Petrolina, que fará uma arrecadação de donativos. Os foliões poderão curtir a festa doando uma fralda geriátrica ou uma cesta básica.
As trocas estão sendo feitas no Transforma Petrolina, no Parque Municipal Josepha Coelho, e que funciona das 8h às 17h e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, que fica localizada na Avenida Clementino Coelho, nº 714, Bairro Parque Bandeirantes, das 8h às 13h. Já na portaria do Iate Clube, a partir das 8h já é possível realizar a troca. Quem não conseguir fazer a troca de forma antecipada, será possível fazer o gesto de solidariedade na hora do evento, uma equipe irá atuar nisso.
História do baile
O Baile Municipal de Petrolina é uma das maiores celebrações culturais da cidade pernambucana. Ao longo das décadas, o evento se consolidou como um dos mais esperados da cidade. Realizado anualmente, o Baile representa uma verdadeira festa popular que mistura tradição, alegria e, acima de tudo, a expressão cultural dos petrolinenses e visitantes.
A história do Baile Municipal de Petrolina começou no início na década de 1980. Durante esse período, a cidade era um grande palco dos carnavais de rua e de clube, a exemplo das tradicionais batucadas, como Piratas Rei do Samba, Acadêmicos da Pedra Linda, A Voz do Morro, Unidos da Ponte, entre outras, que desfilavam na Avenida Souza Filho, Centro. Além disso, a cidade também contava com festas que aconteciam nos clubes do Palmeiras, do Náutico, do Real, do América, entre outros.
Com a junção do carnaval de clube e de rua, nasceu, na Sociedade 21 de Setembro, o Baile Municipal. O concurso de fantasia passou a ser sua grande atração. Dois dos grandes percursores do evento são os carnavalescos Antônio Justino e Geraldo Pontes. O concurso de fantasias era uma tendência em diversas cidades do país, e Petrolina não ficou de fora das modernas celebrações.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE