Polícia Federal autoriza concurso com mil vagas; veja cargos

Concurso da PF recebe autorização após reunião entre ministros e o presidente LulaDivulgação/Portal Gov

A Polícia Federal (PF) publicou nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial da União, a autorização para a realização de um novo concurso público. O processo seletivo irá ofertar mil vagas na área policial para os cargos de delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista

De acordo com a portaria assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, a distribuição das vagas será a seguinte: 120 oportunidades para delegado, 69 para perito criminal, 630 para agente, 160 para escrivão e 21 para papiloscopista. O edital deve ser publicado em até seis meses, contados a partir desta sexta-feira. O diretor-geral, inclusive, já havia soltado a informação de que a autorização do concurso não iria demorar para acontecer.

O anúncio do concurso já havia sido feito pelo governo federal em janeiro, quando foi confirmada a oferta de mil vagas para 2025 e mais mil para 2026. A decisão foi divulgada após uma reunião entre ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Último concurso e etapas da seleção

A última seleção da Polícia Federal ocorreu em 2021 e ofereceu 1.500 vagas para os mesmos cargos. O certame foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e contou com diversas etapas eliminatórias.

Além das provas objetivas e discursivas, os candidatos passaram por exame de aptidão física, avaliação médica e psicológica, investigação social e avaliação de títulos. Para os cargos de delegado e escrivão, também houve prova oral e de digitação, respectivamente.

A nota de corte da edição anterior variou conforme a categoria. Para agente de polícia, a pontuação mínima foi de 88,13 na ampla concorrência, enquanto escrivães precisaram atingir pelo menos 79,7 pontos. Já para papiloscopista, o corte ficou em 78,77 e, para delegado, a exigência foi de 124,9 pontos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.