![](https://s2-g1.glbimg.com/kBl0jJJ7bBZFrbRfjf7m5hnw_gg=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/u/L/39GGToTH2n4H6ZuFYUSA/santacasamachado.jpg)
Exames dos pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias para chegar ao diagnóstico correto. Machado passa por possível surto de virose com mais de 200 pessoas com sintomas em um dia
A Secretaria de Saúde de Machado (MG) investiga um surto de virose na cidade. Somente na terça-feira (11), 236 pessoas foram atendidas no pronto-socorro da Santa Casa com sintomas de vômito e diarreia.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, os casos não se concentraram em apenas um apenas um bairro da cidade. Os exames dos pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias para chegar ao diagnóstico correto.
Segundo o secretário de Saúde, Rafael Caixeta, ainda não se sabe o que causou a virose.
“Nós não sabemos ainda nesse momento se é bacteriano, se é viral, por isso nós coletamos o material, encaminhamos para a Fundação Ezequiel Dias, para passar por toda essa avaliação e de fato nós sabermos aí com o que nós estamos lidando. Mas o mais importante agora nesse momento é tranquilizar a população. Nós não estamos falando em surto”, disse o secretário.
Santa Casa de Machado
Divulgação / Santa Casa de Machado
Ainda conforme Caixeta, os casos estão sendo monitorados e já começaram a cair.
“Abrimos toda a demanda espontânea de atendimento dentro das nossas unidades básicas de saúde, o que era agendamento a gente deixou um pouco de lado para poder acolher toda a população nas unidades básicas de saúde mais próximas e dessa maneira desafogar aqui o pronto atendimento, o pronto socorro do hospital, que é referência de urgência e emergência”, disse o secretário.
Ainda conforme o secretário, no momento, está descartada a relação dos casos com a contaminação da água.
“Fiscais do SAAE já fizeram a coleta de água em pontos onde surgiram pacientes com a virose, fizeram todas as análises da água descartando nesse momento que não tem nenhum envolvimento entre o abastecimento de água com essa virose que está sendo apresentada”, disse o secretário.
Ainda não há uma previsão de quando sairão os resultados dos exames da Funed.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas