![](https://static.ndmais.com.br/2022/10/foto-9-motocarreata-bolsonaro-joinville-keltryn-1.jpeg)
Anunciada durante as convenções, a presença de Bolsonaro em Joinville na campanha eleitoral está próxima de se concretizar. O ex-presidente deve desembarcar em Santa Catarina entre os dias 19 e 21 de setembro, e Joinville está no roteiro.
![Direita pode ter Bolsonaro em Joinville](https://static.ndmais.com.br/2022/10/foto-9-motocarreata-bolsonaro-joinville-keltryn-1-800x600.jpeg)
Ex-presidente durante motociata em 2022 na cidade – Foto: Keltryn Wendland/NDTV
De acordo com a deputada federal Júlia Zanatta (PL), o cronograma das cidades por onde o ex-presidente deverá passar ainda não está finalizado e a presença de Bolsonaro em Joinville depende de confirmação. “Ainda não é certo. Mas estava na lista”, afirmou a deputada ao portal ND Mais.
A visita do ex-presidente beneficia diretamente o candidato do PL à prefeitura de Joinville, Sargento Lima. Nas propagandas eleitorais, ele tem se apresentado como o “único candidato de Bolsonaro” na cidade.
Bolsonaro em Joinville e esquerda sem representantes de peso
Se por um lado a direita pode ter um líder nacional para reforçar a campanha nas ruas da maior cidade do estado, os candidatos à esquerda têm pouco o que comemorar. Isso porque nenhuma liderança do PT ou do PSB nacional deve vir à cidade no 1º turno.
De acordo com a apuração da reportagem, o PT de Carlito Merss decidiu que só enviará lideranças nacionais em caso de 2º turno. Já o PSB de Rodrigo Bornholdt, que tinha uma visita do vice-presidente Geraldo Alckmin prevista para setembro, afirmou que a agenda foi cancelada.